José Boto, diretor do Flamengo, é denunciado pelo STJD por sugerir favorecimento ao Palmeiras
José Boto critica a arbitragem após a derrota do Rubro-Negro para o Bahia e a virada do Verdão sobre o São Paulo; possível suspensão de até 90 dias.

Denúncia contra José Boto e outros no STJD
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apresentou uma denúncia contra o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, devido a declarações feitas após a derrota do clube para o Bahia. A polêmica se intensificou após a virada do Palmeiras sobre o São Paulo no Campeonato Brasileiro.
No clássico paulista, o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR não marcaram um pênalti claro cometido pelo palmeirense Allan em cima do são-paulino Tapia. Boto insinuou que o Palmeiras estaria sendo favorecido pela arbitragem e mencionou “suspeitas” sobre os bastidores do futebol brasileiro.
Consequências da Denúncia
O dirigente foi enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda ofensas à honra no esporte. As penalidades podem variar de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil, além de suspensão de 15 a 90 dias. A denúncia afirma que as declarações de Boto “lançaram suspeição generalizada sobre o sistema de arbitragem e seus agentes”.
Leia também:

Brasil x Coreia do Sul: Jovem Pan transmite amistoso com Ancelotti

Arthur Elias define escalação da Seleção feminina para jogos amistosos

Ramon Abatti Abel critica Luciano após áudio da VAR em jogo do Palmeiras
Em entrevista na zona mista da Arena Fonte Nova, em Salvador, Boto declarou que “o que se passa nos outros jogos é vergonhoso” e que, mesmo após reclamações à CBF, a situação “segue igual”. As falas ocorreram após o Flamengo perder a liderança do Brasileirão para o Palmeiras, cuja vitória foi cercada de controvérsias, levando o São Paulo a questionar a entidade sobre o uso do VAR.
Outras Denúncias e Ações
Além de Boto, a Procuradoria também denunciou o zagueiro Danilo por jogada violenta e o atacante Wallace Yan por agressão e conduta antidesportiva. Os clubes Bahia e Flamengo foram citados por atraso no início da partida. O Tribunal do STJD agora decidirá se aceita as denúncias e se abrirá julgamento para os envolvidos.
A CBF, sob pressão, alterou o protocolo de divulgação dos áudios do árbitro de vídeo, com a aprovação da Fifa, e afastou Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, árbitro e responsável pelo VAR no Choque-Rei. Ambos também foram denunciados pela Procuradoria do STJD.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)