Joseval Peixoto e a Oportunidade Perdida na Copa de 1978
Um capítulo notável do livro “A lenda Joseval Peixoto, voz, memórias e versos de uma vida ao vivo” (Editora 45) narra a breve e intrigante experiência de Joseval Peixoto fora da Jovem Pan, durante a Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, Fiori Gigliotti, figura de destaque na Bandeirantes, havia recebido uma proposta da Tupi para transmitir o evento.
No entanto, a transferência não se concretizou. A oferta, segundo relatos, apresentava condições financeiras pouco atrativas. Joseval Peixoto recebeu então um contato direto de Luiz Aguiar, da Tupi, que lhe ofereceu uma oportunidade de trabalhar no Mundial pela emissora, com uma proposta que envolvia um aumento significativo em relação ao seu salário na Jovem Pan: “[…] Veja quanto você ganha na Pan, some com o que fatura no seu escritório [de advocacia] e multiplique por dez […]”.
LEIA TAMBÉM!
Joseval, que naquele momento estava considerando o fim de sua carreira como narrador para se dedicar ao Jornal da Manhã e à sua prática jurídica, questionou a proposta. Buscou o parecer de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, diretor presidente da Jovem Pan, que assegurou que a emissora não teria como cobrir a oferta, mas que as portas permaneceriam abertas para uma possível volta de Joseval.
A situação ocorreu em um período em que Joseval Peixoto já estava ponderando uma mudança de carreira. A equipe da Tupi, que incluía Haroldo Fernandes, Geraldo Blota e Mário Morais (também ex-diretores da Jovem Pan), não realizou a transmissão do evento.
Infelizmente, não existem gravações conhecidas do trabalho da equipe da Tupi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Desmoronamento dos Diários Associados
Em 1980, a colapso dos “Diários Associados”, um dos maiores impérios da comunicação no Brasil, construído por Assis Chateaubriand com rádio, televisão, jornais e revistas, impactou o cenário da mídia. Após este evento, Joseval Peixoto teve uma breve experiência na Rádio Bandeirantes antes de retornar à Jovem Pan.
Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como “Tuta”, cumpriu sua promessa de retornar com um dos maiores nomes da história da emissora: a lenda, Joseval Peixoto.
