O jovem Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, foi encontrado vivo nesta segunda-feira (5), após cinco dias desaparecido na região do Pico Paraná, o ponto mais alto do Sul do Brasil. O resgate ocorreu após uma busca intensa coordenada pelo Corpo de Bombeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roberto chegou sozinho à localidade de Cacatu, em Antonina, no litoral paranaense, após percorrer mais de 20 quilômetros. Em um vídeo divulgado por familiares nas redes sociais, ele relatou seu estado de saúde, informando que estava com o corpo coberto de hematomas e escoriações, além de ter perdido seus óculos, mas que se sentia bem.
Atualmente, Roberto está em uma fazenda próxima para receber os primeiros cuidados. Equipes do Corpo de Bombeiros, lideradas pelo Tenente Ícaro Gabriel, foram rapidamente deslocadas para a propriedade para realizar o resgate.
LEIA TAMBÉM!
Detalhes do Resgate e Estado do Jovem
Roberto iniciou a subida ao cume no dia 31 de dezembro, acompanhado de uma amiga. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele sentiu-se mal durante a ascensão. Após pernoitarem e encontrarem outros montanhistas no cume, a dupla iniciou a descida por volta das 6h30 do dia 1º de janeiro, seguindo um grupo de montanhistas.
Roberto se separou do grupo em um ponto anterior ao acampamento. Um segundo grupo que descia a trilha passou pelo local onde ele havia ficado, mas não o encontrou. O desaparecimento foi notado pelo analista jurídico Fabio Sieg Martins, que estava na montanha.
“Bateu o desespero. Eu falei: ‘o guri deve ter se desorientado’. […] No primeiro ponto que dá sinal de celular, fiz uma ligação para o Corpo de Bombeiros”, relatou Fábio, que auxiliou nas buscas iniciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigação e Próximos Passos
A Polícia Civil do Paraná investiga o caso desde o sábado (3), quando a família registrou um Boletim de Ocorrência. O delegado Glaison Lima Rodrigues já colheu depoimentos da amiga de Roberto, de familiares e de outros montanhistas.
“Não há elementos iniciais de uma infração penal”, afirmou o delegado, ressaltando que o inquérito poderá ser alterado caso surjam novas evidências.
Roberto será encaminhado ao hospital de Antonina para passar por exames médicos detalhados.
