Jovens católicos participam de oração em Roma com o Papa

Este representa o primeiro grande contato da juventude católica com Robert Francis Prevost, de 69 anos, que foi escolhido para suceder ao papa Francisco…

02/08/2025 13h37

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Pope Leone XIV waves the people from the terrace of the summer papal estate where he arrives for a two-week stay in Castel Gandolfo, 40 km southeast of Rome, on July 6, 2025. The newly elected Pope Leo XIV, revives a long-standing papal tradition paused under Francis, as Castel Gandolfo prepares to welcome a pope for the first time in over a decade. (Photo by Andreas SOLARO / AFP)

Jovens católicos de todo o mundo iniciaram-se em Roma neste sábado (2) para participar de uma oração com o papa Leão XIV, marco final do Jubileu, o “Ano Santo” da Igreja Católica, que visa reunir quase um milhão de fiéis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O espaço amplo e aberto do bairro de Tor Vergata, localizado ao leste de Roma, onde o papa celebrará a vigília, estava repleto de jovens que desfrutavam do clima festivo.

A emissora italiana Rai denominou o evento de “Woodstock” católico: quase vinte grupos musicais e de dança, muitos deles religiosos, se apresentaram à multidão antes da chegada do papa. “O mundo precisa de vocês”, gritou um artista aos peregrinos, que colocaram mantas, almofadas e bandeiras por toda a área da vigília.

LEIA TAMBÉM:

A grande maioria pretende permanecer durante a noite nesta praça de 50 hectares, até a missa solene de encerramento, conduzida pelo papa peruano-americano, na manhã de domingo. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em um vídeo, assegurou boas-vindas aos peregrinos, declarando que Roma se transformou no palco de “uma festa extraordinária”.

A organização do evento apresentou um desafio logístico notável para as autoridades, com quase 10 mil pessoas envolvidas, incluindo policiais e membros da proteção civil, e ações de saúde – distribuição de água e pulverizadores – para auxiliar os participantes a lidar com o calor do verão romano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Vaticano comunicou que o papa se reuniu e orou neste sábado com os acompanhantes da peregrina egípcia de 18 anos que faleceu na noite de sexta-feira. A Rai News relatou que a jovem sofreu um ataque cardíaco em um ônibus durante o retorno ao local de hospedagem após participar de um evento em Roma.

Confissão monumental

Do Coliseu até as imediações do Vaticano, peregrinos lotaram durante toda a semana os transportes e as ruas da capital italiana em um ambiente festivo, com apresentações musicais, conferências e orações.

O Circus Maximus, antigo estádio de Roma próximo ao Monte Palatino, tornou-se um grande confessionário ao ar livre, onde mais de mil padres atenderam dezenas de milhares de jovens em 10 idiomas diferentes.

Este é o primeiro grande encontro da juventude católica com Robert Francis Prevost, de 69 anos, que em 8 de maio foi eleito como sucessor do popular papa Francisco, falecido aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.

O encontro internacional é apresentado como o ápice do Jubileu, o “Ano Santo” que a Igreja Católica celebra a cada 25 anos, durante o qual os peregrinos podem receber a “indulgência plenária”, o perdão dos pecados, segundo a tradição. Durante o Jubileu do ano 2000, mais de dois milhões de jovens participaram em Roma da Jornada Mundial da Juventude, convocada pelo papa João Paulo II.

Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.