Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Jovens votam em eleições municipais na Venezuela e a mobilização demonstra impacto no governo

Jovens votam em eleições municipais na Venezuela e a mobilização demonstra impacto no governo

Serão selecionados 5.338 projetos para as comunas de todo o país, juntamente com 335 prefeitos e 2.471 vereadores.

Por: Redação ZéNewsAi

27/07/2025 15:43

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo venezuelano mobilizou jovens e realizou uma consulta popular neste domingo (27). Nas eleições para prefeitos e vereadores na Venezuela, houve uma votação movimentada, acompanhada de uma consulta à população com idade entre 15 e 35 anos. A participação nas eleições foi maior do que a do pleito de governadores, ocorrido em maio.

Naquele momento, apenas 25% dos eleitores compareceram para votar, mas agora o governo espera maior participação. Leida Leal é chefe de rua da comuna San José e acredita que a presença de jovens na consulta popular incentiva a votação nas eleições para prefeitos.

“Realizamos um trabalho para mobilizar adolescentes e jovens para votar nos projetos. Desejávamos que os jovens tivessem essa iniciação política e pudessem escolher projetos que impactam em suas vidas. Eles compreendem que, se nós não participamos, estamos dando a outro o direito de escolher. Eu voto pelo governo porque para mim é importante a colaboração e uma política para as pessoas mais pobres”, declarou ao Brasil de Fato.

Leia também:

Internacional Vende Craque para Evitar o Rebaixamento e Dívidas Urgentes

Internacional Vende Craque para Evitar o Rebaixamento e Dívidas Urgentes

Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão

Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão

André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz

André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz

Serão selecionados 5.338 projetos para as comunas de todo o país, que receberão US$ 10 mil (R$ 56 mil) para serem implementados nos próximos meses, além de 335 prefeitos e 2.471 vereadores.

O governo comemorou a participação expressiva até as 14h. O presidente da Assembleia Nacional e chefe do comando de campanha do Partido Socialista Unido de Venezuela, Jorge Rodríguez, ressaltou a presença dos eleitores jovens e questionou a importância dada à abstenção, uma vez que o voto não é obrigatório no país.

A ausência não existe. Contamos os votos para determinar o vencedor. Alguns países invejam a participação eleitoral que sempre prevalece nas eleições venezuelanas, independentemente do resultado.

A consulta representa um incentivo para que os jovens aumentem sua participação nas eleições municipais, sobretudo para aqueles que votarão pela primeira vez. Maria Rivas é estudante universitária e saiu cedo de casa para evitar filas e compreender o processo eleitoral, já que nunca havia participado de uma eleição. Seu grupo de amigos também acompanhou a votação, motivados pela escolha de um projeto.

Participar da votação na consulta nos oferece a chance de defender ideias e projetos em benefício da comunidade. Essa consulta também incentiva a participação dos jovens e o voto nos prefeitos. Diversos amigos se sentiram motivados a votar, demonstrando essa mobilização.

Já votei para governador e essa eleição tem mais pessoas porque as últimas eram maiores para governadores. Agora tem mais informações, uma proximidade maior com os candidatos. Eu sei como foi a gestão do prefeito com mais detalhes e posso afirmar que foi uma boa gestão. Para o estado não tanto, porque nossa cidade é uma parte pequena do estado, não consigo dizer nos outros lugares como foi.

Para os eleitores, é possível compreender como foi a administração do prefeito em questões que afetam diretamente a vida dos trabalhadores, como segurança, saúde, iluminação pública e educação.

Em áreas de classe média e média alta, observa-se um distanciamento dos circuitos comunais. Estes, estabelecidos durante o governo do ex-presidente Hugo Chávez, são espaços de debate político intenso e, em sua maioria, com orientação socialista. Os núcleos da direita venezuelana preferem não participar dessas discussões e sequer tinham conhecimento da existência da consulta popular.

É o caso de Mayra Rincón. Ela é jornalista e não sabia que a votação dos projetos aconteceria no mesmo momento em que a eleição para prefeitos.

Ela foi informada recentemente sobre a possibilidade de votar em projetos esportivos de uma comunidade próxima à sua residência. Contudo, ela não participa das reuniões comunitárias devido à falta de compreensão do processo e à ausência de envolvimento pessoal. Assim, ela apenas votou no prefeito.

Após conquistar as eleições de governadores em 23 dos 24 estados venezuelanos, o governo busca agora repetir a estratégia e alcançar uma vitória expressiva nas eleições municipais. A extrema direita, liderada pela ex-deputada ultraliberal Marisa Corina Machado, repetiu a mesma tática da eleição regional e, mais uma vez, boicotou o pleito.

Isso fragoreou a direita, que possui setores com interesse em participar. Existem locais em que a oposição não cede devido a um domínio político consolidado, sobretudo nas áreas mais abastosas. Além de Chacao, Baruta e Lechería são algumas das cidades mais ricas da Venezuela e atualmente são administradas por políticos de direita. Opositores consideram que são as “joias da coroa” porque ali se concentra o poder político e as maiores cidades do país em termos demográficos.

Valência, Maracay, Maracaibo, Barquisimeto, Barcelona e Puerto La Cruz também são observados pela direita devido à importância política e econômica. O objetivo da oposição não é buscar apenas cidades populosas, mas também municípios com posições estratégicas, que tenham relevância na produção petrolífera, no fluxo comercial e na produção industrial significativa. O Brasil de Fato conversou com setores do chavismo que entendem que, nesses espaços, o governo deve enfrentar mais dificuldade para eleger candidatos de esquerda.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
consulta populareleições municipais venezuelanaseleições prefeitosgoverno venezuelanoparticipação eleitoralprojetos comunitáriosvoto jovensvoto prefeitos
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Reinaldo Polito

Coletiva em Washington Busca Desvendar Mistério de Varginha Após 30 Anos e Revela Novos Testemunhos!

15/01/2026 7:18 | 2 min de leitura

● Trump Ameaça Ação Militar Rápida Contra Irã: Crise Global se Intensifica!

15/01/2026 8:13 | 1 min de leitura

● Mendoza: Vinhedos, Aventura e Segredos Ancestrais na Argentina!

15/01/2026 7:22 | 3 min de leitura

● CBSF sob investigação: Mudança de nome e acusações de fraude financeira chocam o mercado!

15/01/2026 9:17 | 1 min de leitura

● Previsões Astrológicas: Quinta-feira Única para Todos os Signos em 2026

15/01/2026 7:24 | 4 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!