Juíza Proíbe Tropas Federais em Portland: Decisão Urgente em Caso Polêmico

Juíza impede envio de tropas federais a Portland. Decisão temporária, até 7/11, impede atuação de tropas federais em Portland, Oregon, em disputa legal

03/11/2025 11:01

1 min de leitura

Juíza Proíbe Tropas Federais em Portland: Decisão Urgente em Caso Polêmico
(Imagem de reprodução da internet).

Decisão Judicial Proíbe Presença de Tropas Federais em Portland

Uma juíza federal do Oregon determinou que o governo do presidente não pode enviar tropas da Guarda Nacional para a cidade de Portland. A ordem, com validade temporária, se estende até a próxima sexta-feira (7). A decisão foi emitida pela juíza Karen Immergut, marcando um novo ponto na disputa legal sobre a presença de forças federais na cidade, que tem sido palco de manifestações.

O governo federal defende a necessidade de mobilizar as tropas para proteger propriedades federais e controlar protestos que, segundo a Casa Branca, estão fora de controle. Contudo, a magistrada considerou inexistentes “provas credíveis” que justificassem a intervenção militar, baseando sua decisão em uma análise de mais de 750 documentos e diversas audiências.

A ordem judicial impede o envio de tropas da Guarda Nacional de qualquer estado americano para Portland até que uma decisão final sobre o caso seja tomada. Este incidente destaca uma maior disputa nos Estados Unidos sobre os limites entre o poder federal e os poderes estaduais, especialmente no que tange ao uso de forças militares em território nacional.

Leia também:

A decisão representa um revés para a estratégia de segurança pública da administração Trump. O caso pode ser levado à Suprema Corte do país para análise e possível resolução.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)