A Frente Negra Gaúcha organiza, na quinta-feira (24), às 18h30, o seminário “Compartilhando Saberes: Mulheres Negras Construindo um Caminho Sustentável”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento gratuito faz parte da programação do Julho das Pretas, mês dedicado à valorização da luta das mulheres negras por equidade, justiça e protagonismo político e social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento proporcionará um ambiente de escuta, diálogo e fortalecimento mútuo entre mulheres negras engajadas em diferentes áreas: da transmissão de conhecimentos tradicionais à criação de políticas públicas, do empreendedorismo à cultura, da saúde à resistência comunitária. A mediação contará com a vereadora Grazi Oliveira, procuradora especial da mulher na Câmara de Porto Alegre.
A situação que impulsiona o encontro é caracterizada por significativas desigualdades. No Rio Grande do Sul, mulheres negras alcançam, em média, 60% a menos que homens brancos. Apenas 3,3% dos cargos de liderança no serviço público estadual são ocupados por elas. Adicionalmente, quase 60% das famílias chefes por mulheres negras no Sul do Brasil enfrentem algum nível de insegurança alimentar. Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), evidenciam uma estrutura de exclusão que perdura.
LEIA TAMBÉM!
● A Justiça de SP inocenta Preta Ferreira, Carmen Silva e lideranças da luta por moradia: “Nunca houve crime, houve racismo”
● Corrupção no concurso público em Macaé resulta em condenação da FGV e da prefeitura
● MST ocupa propriedade ociosa em Campos dos Goytacazes (RJ) e acusa “expulsão sem ordem de reintegração de posse”
As palestrantes confirmadas são:
A presidente da Frente Negra Gaúcha, Vanessa Mulet, afirma que essas mulheres representam trajetórias poderosas de construção de soluções sustentáveis que surgem da ancestralidade, da coletividade e da escuta dos territórios.
O evento é gratuito e acessível a todos. As inscrições podem ser realizadas através do link https://l1nk.dev/Zebj5, que também está disponível na bio do Instagram da @frentenegragaucha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Serviço
Seminário “Compartilhando Saberes: Mulheres Negras Construindo um Caminho Sustentável”
24 de julho, quinta-feira
Plenário – Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
18h30
Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre-RS
Entrada gratuita
Fonte por: Brasil de Fato