Kassab afirma que existem “vírgulas” na política que não justificam a utilização de tornozeleira em Bolsonaro

Líder do PSD afirmou que, caso a tensão persista entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, a situação do país poderá se deteriorar.

10/08/2025 12h32

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, considera que podem existir justificativas técnicas para a imposição de uma tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro, bem como para sua prisão domiciliar, embora o cenário político possa não ser o mais adequado para essas medidas no momento. As determinações foram feitas no mês passado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito que investiga uma suposta tentativa de coagir o Supremo, por meio de sanções americanas. A iniciativa teria como objetivo reverter o julgamento da ação penal do golpe, na qual o ex-presidente é réu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Conversando com constitucionalistas sobre o tema, eles dizem que existem vírgulas na Constituição que justificam essa tornozeleira, mas existem vírgulas na política – e falo eu – que não justificam”, disse ele em entrevista ao programa “Canal Livre”, da Band, que vai ao ar hoje à noite.

A determinação da utilização do tornozeleira ocorreu após a Polícia Federal indicar que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, e que suas ações poderiam configurar crimes de corrupção no curso do processo, obstrução da justiça e ataque à soberania nacional. Moraes ainda ordenou a prisão domiciliar após concluir que Bolsonaro descumpriu uma das medidas cautelares que o proibiam de se manifestar nas redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros. O ex-presidente saudou manifestantes em Copacabana, no Rio, por telefone, em ligação feita pelo filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que publicou o vídeo nas redes e depois apagou a postagem – episódio citado na decisão.

LEIA TAMBÉM:

Para Kassab, se a tensão persistir entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, a situação do país poderá se deteriorar. “Na atual escalada, logo teremos uma guerra entre os Poderes. Os Três Poderes, as três instituições, estão realmente com muita dificuldade na sua estabilidade e na sua convivência”, observou. O presidente do PSD também comentou sobre a ocupação da mesa da Câmara por deputados da oposição nesta semana. “A ocupação da mesa de maneira inadequada não contribui em nada para melhorar a péssima imagem do nosso Legislativo. Isso está criando um afastamento da sociedade, da política, que é muito ruim”, criticou. Kassab também falou sobre a tarifação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Brasil.

Com informações do Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Publicado por Nícolas Robert

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.