Kering Vende Divisão de Beleza para L’Oréal por 4 Bilhões de Euros
A Kering, controladora da Gucci, anunciou neste domingo, 19, a venda de sua divisão de beleza para a L’Oréal, por 4 bilhões de euros (US$ 4,66 bilhões). O pagamento será feito integralmente em dinheiro no fechamento da operação, previsto para o primeiro semestre de 2026. Além disso, a L’Oréal pagará royalties à Kering pelo uso das marcas licenciadas.
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A transação é um passo importante para a Kering, que busca reduzir sua dívida líquida, que era de 9,5 bilhões de euros em junho, além de 6 bilhões de euros em passivos de arrendamentos de longo prazo, o que gerava preocupação entre os investidores.
Detalhes da Transação
A operação inclui a venda da marca de fragrâncias Creed e o licenciamento exclusivo por 50 anos para produtos de beleza das marcas Gucci, Balenciaga e Bottega Veneta. A licença da Gucci, atualmente sob a Coty, será transferida quando o contrato atual expirar, previsto para 2028.
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A decisão foi tomada menos de dois meses após Luca de Meo assumir a liderança da Kering, revertendo uma das principais mudanças estratégicas de seu antecessor, François-Henri Pinault, herdeiro da família controladora do grupo.
Desempenho da Divisão de Beleza
A Kering criou sua divisão de beleza em 2023 ao adquirir a Creed por 3,5 bilhões de euros, com o objetivo de diversificar receitas e diminuir a dependência da Gucci, que representa a maior parte dos lucros da empresa.
No entanto, a nova unidade não trouxe os resultados esperados, registrando um prejuízo operacional de 60 milhões de euros no primeiro semestre deste ano. Além disso, a Kering não conseguiu reverter a desaceleração nas vendas da Gucci, que foi impactada pela queda na demanda no mercado chinês.
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Declarações dos CEOs
Em comunicado, Luca de Meo, CEO da Kering, destacou que a aliança estratégica representa um passo decisivo para o grupo. Ele afirmou que, ao se unir à líder mundial em beleza, a Kering acelerará o desenvolvimento das categorias de fragrância e cosméticos de suas grandes marcas.
Nicolas Hieronimus, CEO da L’Oréal, expressou entusiasmo pela formação dessa aliança estratégica, ressaltando que a parceria reforça a posição da L’Oréal como a empresa número 1 em beleza de luxo e amplia sua atuação em segmentos dinâmicos, como o de fragrâncias de nicho. Ele acredita que Gucci, Bottega Veneta e Balenciaga têm um enorme potencial de crescimento.