Leão 14 recebe a insígnia do Pescador e marca o início de seu encíclica

O novo papa passou pela mobília pontifícia, abençoou devotos e realizou a primeira missa neste domingo (18.mai).

18/05/2025 7h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O papa Leão 14 recebeu, no Vaticano neste domingo (18.mai.2025), o anel do Pescador e o hábito de lã de cordeiro, representando a sua posse como líder da Igreja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A missa, que celebra o início do papado do primeiro papa dos Estados Unidos, conta com uma estimativa de 250 mil fiéis e autoridades, entre elas o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito papa no início deste mês após a morte de Francisco. O conclave que definiu sua escolha teve duração inferior a 26 horas.

LEIA TAMBÉM:

O líder religioso chegou à Praça de São Pedro no papamotil, onde cumprimentou e abençoou os devotos antes do começo da cerimônia.

Assista (1min8s):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da missa de início de pontificado, Papa Leão XIV saudou pela primeira vez os fiéis na Praça São Pedro e na “Via da Conciliação”.

Vaticano News (@vaticannews_pt) 18 de maio de 2025

Em seguida, entrou na Basílica de São Pedro, onde orou em silêncio em frente ao túmulo do 1º papa da Igreja Católica. Posteriormente, no altar instalado na praça, recebeu os 2 símbolos que identificam o pontificado: um pálio de lã de cordeiro, que representa seu papel como pastor da Igreja e o anel de selo de ouro do Pescador, que celebra São Pedro, que era pescador.

O anel marca o começo e o fim de um papado e é destruído pelo cardeal camerlengo após a morte de um pontífice. Até 1842, esse objeto era utilizado, inclusive, para selar documentos oficiais assinados pelo papa.

O Vaticano comunicou que o Papa Francisco continuará presente nas redes sociais pelas contas oficiais, incluindo a plataforma X (antigo Twitter), onde as contas @Pontifex interagem em 9 idiomas e possuem 52 milhões de seguidores.

Além de Zelensky, Alckmin e Vance, compareceram à missa o presidente argentino, Javier Milei; o presidente israelense, Isaac Herzog; o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney; o príncipe britânico Edward, duque de Edimburgo; e o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.

.

Fonte: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.