Leão XIII foi o papa mais recente a ostentar esse título

Recordado pelo seu vínculo com a doutrina social católica, seu pontificado teve duração de 25 anos, sendo o quarto mais longo da história da Igreja Católica.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O novo papa foi anunciado na tarde de quinta-feira (8) com o nome de Leão XIV, após dois dias de conclave na Capela Sistina. A escolha do nome “Leão” não era feita por um pontífice há mais de um século.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O último a ocupar o cargo foi o papa Leão XIII, nascido Vincenzo Gioacchino Pecci em 1810, esteve no cargo de 1878 até sua morte, aos 93 anos, em 1903.

Ele foi o 256º papa da Igreja Católica, com um papado de 25 anos, sendo o quarto mais longo da história do Vaticano.

LEIA TAMBÉM!

Leão XIII é recordado como um pontífice de doutrina social católica. Foi autor da famosa Encíclica Rerum Novarum, uma carta aberta publicada em maio de 1891, que refletia sobre as mudanças tecnológicas provocadas pela Revolução Industrial e o impacto sobre os trabalhadores.

O documento representou o primeiro a abordar de forma direta questões sociais e econômicas dentro da Igreja, além de temas doutrinários relacionados à justiça social.

A encíclica ainda é considerada atual e, segundo o Vatican News, foi seguida por outros dois papas: Paulo VI e João Paulo II.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O líder máximo da Igreja Católica foi o indivíduo com a maior longevidade, sem evidências documentais que confirmem a existência de outros homens que viveram por mais tempo em cargos papais.

Ele foi sucedido por Francisco, que governou por um período superior à média de 7,5 anos dos 265 pontificados anteriores, sendo o segundo mais velho da história.

Enterrado fora do Vaticano

Leão XIII também foi o último a escolher ser enterrado fora do Vaticano, enquanto Francisco expressou a mesma vontade. O italiano está sepultado na Basílica de São João de Latrão, e o argentino foi enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, no mês passado.

Nome selecionado em mais de cem anos

Ao optar por reviver o nome, Leão XIV pode estar indicando as prioridades para seu pontificado, ao recordar um papa conhecido por sua dedicação à justiça social, salários justos e condições de trabalho seguras.

O Papa Leão XIV, em seu pronunciamento na sacada da Basílica de São Pedro, afirmou que a Igreja ainda pode escutar a voz fraca, porém corajosa, de seu antecessor, o Papa Francisco.

O nome Leão deriva do latim “Leon”, indicando força e bravura.

O primeiro papa Leão, que atuou no século V, é conhecido como “Leão, o Grande”, sendo recordado por convencer Âtila, o Huno, a cessar sua invasão e evitar a destruição do Império Romano.

Com informações da CNN Internacional

forma clara

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile