Leão XIII foi o papa que utilizou o nome pontifício mais recente

O novo papa, anunciado nesta quinta-feira, será Leão XIV, reiterando uma escolha feita em 1878.

08/05/2025 17h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O norte-americano Robert Prevost, escolhido papa na quinta-feira 8, adotará o nome Leão XIV, reiterando uma decisão anteriormente utilizada há mais de um século.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O papa Bento XV, originalmente Vincenzo Gioacchino Pecci, utilizou o nome Leão XIII durante seu pontificado que durou 25 anos, compreendendo o período de 20 de fevereiro de 1878 a julho de 1903.

Leão XIII conduziu discussões sobre justiça social e se notabilizou pela extensa produção de documentos eclesiásticos, abrangendo o pensamento social da igreja. Destacou-se particularmente pela Encíclica Rerum Novarum, de 1891, que estabeleceu as bases da doutrina social da Igreja Católica e continua sendo uma referência em debates sobre justiça social e os direitos dos trabalhadores.

Leia também:

A Rerum Novarum promoveu uma reflexão sobre as mudanças tecnológicas impostas pela Revolução Industrial e seu impacto sobre os trabalhadores. A ela se seguiram duas outras famosas encíclicas: A Populorum Progressio, do Papa Paulo VI, e a Centesimus annus, do Papa João Paulo II.

Diz um trecho da Rerum Novarum:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Igreja, verdadeiramente, apresenta ensinamentos capazes de pôr fim ao conflito ou, no mínimo, de o amenizar, removendo do que ele possui de excessivamente rígido e acirrado; a Igreja, que não se limita a iluminar o espírito de seus ensinamentos, mas também se dedica a regular a vida e os costumes de cada indivíduo; a Igreja, que, por meio de inúmeras instituições de grande benefício, busca melhorar a situação das classes mais pobres; a Igreja, que almeja que todas as classes utilizem em conjunto suas capacidades para encontrar a melhor solução para a questão operária; a Igreja, considera que as leis e a autoridade pública devem conduzir a essa solução, com medida e prudência, assumindo sua parte do consenso.

Seu pontificado também deu ênfase à devoção ao Espírito Santo. Em 1897, o papa escreveu a Encíclica Divinum Illud Munus, a primeira da igreja dedicada exclusivamente à missão do Espírito Santo.

Com 93 anos, foi o segundo papa mais velho da história, após Bento XVI, falecido aos 95 anos. O líder da Igreja Católica também liderou o quarto pontificado mais longo.

O nome foi adotado em referência a São Leão Magno. O primeiro papa a escolhê-lo foi o 45º da Igreja Católica: Leão I assumiu o papado em 440 e permaneceu no cargo por 21 anos, até sua morte, em 10 de novembro de 461.

Leão foi o quarto nome mais comum entre os papas. Pelo menos 40 pontíficos escolheram nomes exclusivos, aqueles que não foram utilizados por antecessores nem por sucessores.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.