A impressionante visão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco no ano de 2024, ainda se torna mais fácil de ser alcançado com o trabalho histórico que o Governo do Estado realizou em março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A paisagem é uma das locações de abertura da telenovela Vale Tudo, remake da produção original exibida em 1988 na TV Globo. Porém, o cenário não representa algo inédito no campo dramático brasileiro e nem é uma surpresa para os olhares dos turistas de todo mundo.
Desde o dia 27 de março, local reconhecido como principal destino de luxuoso turismo brasileiro (Anuário de Tendências Luxo 2025), tornou-se mais acessível. Com a inauguração do Ponte sobre Rio Preguiças denominada “Ponte Prefeito Chico Pedro”, o Governo Maranhense criou um dos maiores projetos da última década para estimular turismo e mobilidade na região.
Através da investimento em R$30 milhões, a infraestrutural conecta o Parque Nacional diretamente à zona urbana de Barreirinhas. Possui 240 metros de extensão e uma largura de 10 metros com um eixo para rolagem dos veículos, ciclovia e caminho pedestres.
LEIA TAMBÉM!
A estrutura possuí bases tipo tubo, com profundidade média aproximadamente de vinte metros. A ponta sobre o Rio Preguiças contém vigas metálicas que pesam cerca de 385 toneladas. O tabuleiro da ponte é feito em concreto armado e tem uma massa próxima aos dois mil tonelados.
A ponte irá beneficiar principalmente os moradores da cidade de Barreirinhas, que corresponde a aproximadamente 15 mil pessoas em 19 povoados: Cantinho, Santo Antônio, Cedro, Mata-Fome, Casante, Sucuriju, Ponta do Mangue, Canto do Atins, Atins, Tapuio, Laranjeiras, Tratada de Cima, Tratada de Baixo, Mucambo, Buriti Grosso, Buriti Amarelo, Mandacaru e Caburé e Porta do Mar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O setor hotelário celebra-se. A expectativa para a alta temporada, iniciada em junho, é de lucro recorde. Com o sol brilhando e as dunas se movimentando com força pela região da bora do mar, os turistas chegarão mais rapidamente ao cenário novelesco. Nunca foi que lençóis maranhenses imprimiram sua exuberância na teledramaturgia brasileira.
Com o filme Clone (de 2001), as imagens das lagunas e dunas da região se tornaram conhecidas pelo todo Brasil. O impacto visual do Parque seria evidente em Cor de Pecado (de 2004) – folhetim às 19h, no qual o personagem interpretado por Taís Araújo costumava subir num autômóvel urbano na capital maranhense São Luiz e descer cerca dos quilômetros 255 a partir dali já em meio à área de terra localizada ao litoral oriental do estado.
Na Travessia (2022), os personagens Chay Suede, Drica Moraes e Lucy Alves viviam em uma espécie de “ponto-aéreo” entre a cidade do Rio de Janeiro e o povoado Mandacaru localizado às margens do riacho Preguiças, um dos pontos turísticos que integram o roteiro Lenço.
Vida Real (Título)
Para alguém interessado em conhecer o maior campo de dunas do Brasil é necessário aproximadamente três horas e meia via carro, partindo da cidade de São Luís até Barreirinhas. Essa última serve como principal entrada para chegar ao Parque Nacional. A partir dela pode-se contratar agências turísticas que oferecem diversos passeios.
A maior parte deles implica um transporte rumo às lagoas mais bellezosas do Parque. O percurso dura cerca de 40 minutos e é realizado em carros todoterreno adaptados para acomodar entre 10 e 12 turistas, sendo que até meio-março envolvia uma travessia por balsa sobre o Rio Preguiças.
Na época alta, não era incomum encontrar fileiras de automóveis esperando por embarque, que prolongavam substancialmente a duração do trajeto.
Essa circunstância se alterou. “A nova ponte sobre Rio Preguiças agora é uma realidade”. Um marco para Barreirinhas, conectando área urbana e rural, alavancando o turismo nos Lençois Maranhenses que desde último ano são Patrimônio Natural da Humanidade.
Esta obra oferece maior mobilidade, segurança e progressão, sendo hoje uma das postagens mais importantes de nosso Estado”, ressaltando assim o Governador Carlos Branco.
Fonte: Metrópoles