Lendas e anedotas impulsionam a educação e a cultura em Turvo (PR)
Educadores da rede pública de ensino de Faxinal da Boa Vista participam de oficina sobre contação de histórias.

Professores da rede pública de Faxinal da Boa Vista, em Turvo (PR), participarão da oficina “Contar Histórias: um Exercício de Humanidade” em 8 de agosto. A formação, conduzida pela Cia Conta Causos, busca fortalecer as práticas narrativas em sala de aula, resgatando a oralidade e a cultura popular. No mesmo dia, os estudantes assistirão ao espetáculo “Foi Coisa de Saci”, que combina teatro, música e lendas brasileiras, com ênfase no personagem folclórico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ninguém não aprecia uma boa história. Aquelas que cativam desde o início ao fim e provocam emoções e sentimentos a cada palavra. São através da oralidade que muitas histórias são criadas e transmitidas entre gerações. Uma boa história prende a atenção das pessoas, inclusive dos estudantes.
Profissionais da rede pública de ensino de Faxinal da Boa Vista, em Turvo (PR), participarão da oficina “Contar histórias: um exercício de humanidade”. O objetivo é valorizar as práticas narrativas na educação, promovendo vivências de contar e ouvir histórias com o propósito de capacitar educadoras e educadores para desenvolver experiências relevantes em sala de aula.
LEIA TAMBÉM:
● A iniciativa destaca a importância das mulheres no Hip Hop, oferecendo cursos gratuitos em Porto Alegre
● Artistas mães organizam bate-papo sem custo em São Lourenço do Sul (RS)
● Pedro Gonzaga apresenta o livro ‘Buenos Aires, Hora: Zero’ em Porto Alegre neste sábado (2)
A atividade ocorrerá no dia 8 de agosto, das 9h às 12h, na Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Brotas. Será ministrada pela Cia Conta Causos, coletivo artístico fundado em Chapecó (SC), que une teatro, literatura e música em ações que resgatam a oralidade e os saberes populares.
Interessados devem se inscrever gratuitamente através do formulário de inscrição. As vagas são limitadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Foi coisa de Saci”
No dia 8 de agosto, às 15h, os estudantes participarão da ação cultural assistindo ao espetáculo teatral “Foi coisa de Saci”. A montagem apresenta causos do imaginário popular brasileiro, com destaque para o travesso personagem de uma perna só, o Saci, símbolo da mistura entre culturas indígenas e afro-brasileiras.
Acessibilidade
As atividades serão totalmente acessíveis: incluirão intérprete de Libras, materiais em braile e apoio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outras providências.
“Embalando a Arte”
A oficina e o espetáculo integram a quinta fase do projeto Embalando a Arte (Pronac 2314763). A partir de 2024, o projeto visa contribuir com a qualidade da educação, fortalecer vínculos comunitários e democratizar o acesso à cultura. O Embalando a Arte é realizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Ibema – Companhia Brasileira de Papel, e produção da PAR 64 Produções e Culturama Produções Artísticas, em Embu das Artes (SP) e Turvo (PR).
Serviço
Oficina “Contar Histórias: um exercício de humanidade”Data: 8 de agosto de 2025Horário: 9h às 12hLocal: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)Público: professores e profissionais da educação municipalInscrição gratuita: https://forms.gle/dMHvUniA5CeZ9kMW7
Espetáculo “Foi coisa de Saci”Data: 8 de agosto de 2025Horário: 15hLocal: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)Público: estudantes da rede municipal de ensino
Fonte por: Brasil de Fato