Lendas e anedotas impulsionam a educação e a cultura em Turvo (PR)

Educadores da rede pública de ensino de Faxinal da Boa Vista participam de oficina sobre contação de histórias.

01/08/2025 12h17

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Professores da rede pública de Faxinal da Boa Vista, em Turvo (PR), participarão da oficina “Contar Histórias: um Exercício de Humanidade” em 8 de agosto. A formação, conduzida pela Cia Conta Causos, busca fortalecer as práticas narrativas em sala de aula, resgatando a oralidade e a cultura popular. No mesmo dia, os estudantes assistirão ao espetáculo “Foi Coisa de Saci”, que combina teatro, música e lendas brasileiras, com ênfase no personagem folclórico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ninguém não aprecia uma boa história. Aquelas que cativam desde o início ao fim e provocam emoções e sentimentos a cada palavra. São através da oralidade que muitas histórias são criadas e transmitidas entre gerações. Uma boa história prende a atenção das pessoas, inclusive dos estudantes.

Profissionais da rede pública de ensino de Faxinal da Boa Vista, em Turvo (PR), participarão da oficina “Contar histórias: um exercício de humanidade”. O objetivo é valorizar as práticas narrativas na educação, promovendo vivências de contar e ouvir histórias com o propósito de capacitar educadoras e educadores para desenvolver experiências relevantes em sala de aula.

LEIA TAMBÉM:

A atividade ocorrerá no dia 8 de agosto, das 9h às 12h, na Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Brotas. Será ministrada pela Cia Conta Causos, coletivo artístico fundado em Chapecó (SC), que une teatro, literatura e música em ações que resgatam a oralidade e os saberes populares.

Interessados devem se inscrever gratuitamente através do formulário de inscrição. As vagas são limitadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foi coisa de Saci”

No dia 8 de agosto, às 15h, os estudantes participarão da ação cultural assistindo ao espetáculo teatral “Foi coisa de Saci”. A montagem apresenta causos do imaginário popular brasileiro, com destaque para o travesso personagem de uma perna só, o Saci, símbolo da mistura entre culturas indígenas e afro-brasileiras.

Acessibilidade

As atividades serão totalmente acessíveis: incluirão intérprete de Libras, materiais em braile e apoio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outras providências.

“Embalando a Arte”

A oficina e o espetáculo integram a quinta fase do projeto Embalando a Arte (Pronac 2314763). A partir de 2024, o projeto visa contribuir com a qualidade da educação, fortalecer vínculos comunitários e democratizar o acesso à cultura. O Embalando a Arte é realizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Ibema – Companhia Brasileira de Papel, e produção da PAR 64 Produções e Culturama Produções Artísticas, em Embu das Artes (SP) e Turvo (PR).

Serviço

Oficina “Contar Histórias: um exercício de humanidade”Data: 8 de agosto de 2025Horário: 9h às 12hLocal: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)Público: professores e profissionais da educação municipalInscrição gratuita: https://forms.gle/dMHvUniA5CeZ9kMW7

Espetáculo “Foi coisa de Saci”Data: 8 de agosto de 2025Horário: 15hLocal: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)Público: estudantes da rede municipal de ensino

Fonte por: Brasil de Fato

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.