Leo Lins é condenado e conta com apoio de humoristas

Comediante terá que pagar multa de 1.170 salários mínimos e indenização de R$ 303.600,00 por danos morais coletivos.

04/06/2025 12:37

1 min de leitura

Leo Lins é condenado e conta com apoio de humoristas
(Imagem de reprodução da internet).

O comediante Léo Lins, 42 anos, teve sua sentença pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo definida em 8 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por crimes de discriminação e discurso de ódio. A decisão, anunciada na terça-feira (3.jun.2025), também obriga o pagamento de uma multa de 1.170 salários mínimos e uma indenização de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos.

A condenação está relacionada a um vídeo de stand-up comedy intitulado “Perturbador”, publicado em 2022, que acumulou mais de 3 milhões de visualizações antes de ser suspenso judicialmente em 2023. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia, o show continha declarações contra diversos grupos sociais, incluindo negros, idosos, obesos, portadores de HIV, homossexuais, indígenas, nordestinos, evangélicos, judeus e pessoas com deficiência.

O humorista Lins já anunciou que recorrerá da decisão. Lins responderá em liberdade enquanto aguarda o julgamento do recurso.

Leia também:

A sentença apontou três fatores que elevaram a pena: a publicação do vídeo na internet, o tamanho dos grupos sociais impactados e o cenário de “descompressão, diversão ou recreação”. A 3ª Vara Criminal considerou que as manifestações de Lins incentivavam a propagação de violência verbal e promoviam a intolerância na sociedade.

O exercício da liberdade de expressão não é absoluto nem ilimitado, devendo se dar em um campo de tolerância e expondo-se às restrições que emergem da própria lei. No caso de confronto entre o preceito fundamental de liberdade de expressão e os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica, devem prevalecer os últimos.

O processo teve início no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mas em abril de 2024 transferiu-se para a esfera federal por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo, a pedido da defesa.

Consulte algumas das falas proferidas na apresentação de Léo Lins no show que levou à sua condenação:

Fonte por: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)