Leônidas da Silva e a Polêmica do Sul-Americano de 1949
Leônidas da Silva, figura emblemática do futebol brasileiro, conhecido por seu desempenho no Mundial de 1938, encontrava-se em uma fase da carreira já avançada em 1949. Apesar de seu status como artilheiro, o jogador já era veterano quando a seleção disputou o Sul-Americano sediado no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flávio Costa, técnico da seleção, o convocou para o torneio. No entanto, a situação física de Leônidas era motivo de preocupação. O jogador apresentava uma lesão na perna, conforme relatório médico emitido pelo médico da equipe, Pais Barreto.
Apesar da recomendação de repouso de 20 dias, Flávio Costa optou por cortar Leônidas da Silva da lista de convocados. A decisão gerou grande repercussão na imprensa da época.
LEIA TAMBÉM!
“Logo depois do treino de hoje, dia 16 de março [de 1949], soubemos que o médico Pais Barreto declarou não estar Leônidas em condições físicas para participar dos jogos da seleção nacional [no Sul-Americano]. Entretanto, Paes Barreto deixará ao cargo do técnico Flávio Costa o aproveitamento ou não do famoso centroavante”, informou o Estadão.
O Mundo Esportivo especulou: “(…) Leônidas foi convocado para os treinos preparatórios. Apresentou-se, porém, na concentração de Poços de Caldas em lastimável estado físico, em virtude de profunda ferida em uma das pernas. (…).”
Leônidas, visivelmente frustrado com a decisão, expressou suas críticas a Flávio Costa. O craque afirmou que o corte foi premeditado e lançou uma profecia sobre o futuro da equipe nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Flávio [Costa] é um grande mal…dificilmente ganharemos o torneio Mundial com ele. Essa é a consequência imediata e mais desastrosa, sendo possível prever outras mais graves, como seja o desânimo que a perda do título provocará nos brasileiros.”
Em outra declaração, Leônidas foi taxativo: “Com Flávio Costa, o Brasil ganhará o Sul-americano, mas perderá fatalmente a Copa do Mundo.”
A previsão do jogador se concretizou. Sem a presença de Leônidas da Silva, a seleção brasileira conquistou o Sul-Americano de 1949, mas sofreu a derrota para o Uruguai, no Maracanã, em 16 de julho de 1950, na partida decisiva da Copa do Mundo.
