Lewandowski homenageia Alcolumbre com distinção

O Ministério da Justiça trabalha para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública no Senado.

23/05/2025 17:49

1 min de leitura

Lewandowski homenageia Alcolumbre com distinção
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, homenageou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), com a Medalha de Grande Cruz da Ordem do Mérito.

Lewandowski declarou que a entrega da homenagem a Alcolumbre reflete os importantes serviços oferecidos ao governo e ao país.

O ministério informou que a honraria representa o mais elevado nível entre as medalhas, as quais são estruturadas em quatro categorias: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro.

Leia também:

Eu compartilho essa homenagem com meus colegas, senadores e senadoras, deputados e deputadas, pois tenho convicção de que o papel do Parlamento é de equilíbrio institucional e, sobretudo, de maturidade política. Continuamos com o diáagradeceu Alcolumbre.

Outros homenageados com a medalha incluem o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Carmen Lúcia, Gilmar Mendes e Flávio Dino.

Articulações para Proposta de Emenda à Constituição de Segurança Pública

Diante de reconhecimentos, o governo trabalha para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública no Senado. Na última quinta-feira (21), Lewandowski defendeu a proposta e afirmou que o governo federal não tem “nenhum interesse” em interferir nas polícias estaduais.

Não é uma proposta eleitoral, pois enviamos isso no ano passado. Não ganharemos a eleição com isso. Queremos a integração. Esse modelo não se trata de obrigar, no sentido de compelir os governos a atuarem em uma mesma linha.

A declaração foi feita durante sua participação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

A proposta de emenda visa incorporar no Constituição o Sistema Unificado de Segurança Pública, que já existe na legislação vigente, porém não está presente no documento.

Sob a supervisão de Douglas Porto.

Fonte: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)