Líder de direita tem crise médica em ato político
André Ventura, do Chega, sofreu uma queda durante um discurso em Tavira; foi resgatado por ambulâncias e encaminhado ao Hospital de Faro.

O líder do partido português de direita Chega, André Ventura, desmaiou durante um evento realizado nesta terça-feira (13.mai.), em Tavira, no sul de Portugal. O evento fazia parte da campanha para as eleições legislativas marcadas para domingo (18.mai).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ventura proferia aos apoiadores quando interrompeu a fala para ingerir água. Em seguida, tocou o peito e desabou no palco, aparentemente com problemas respiratórios. Foi auxiliado por seguranças e removido do local.
André Ventura sentiu-se indisposto e segurou a mão no peito durante o discurso em um evento em Tavira nesta noite.
LEIA TAMBÉM:
● A eleição na CBF irá confrontar Gilmar Mendes com os clubes da Série A
● Luana Piovani se apresenta em restaurantes de Portugal sem acordo com a “Globo”
● “Sou gay, sou casado, sou governador”, afirma Leite em publicação com companheiro
O presidente do Chega foi rapidamente atendido, cercado por seguranças e removido do palco.
Mundo Vivo (@mundo__vivo) 13 de maio de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Duas ambulâncias foram acionadas. O primeiro atendimento foi realizado no local e, segundo o líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, Ventura estava consciente ao ser levado ao Hospital de Faro.
O primeiro-ministro de Portugal, Luíz Montenegro, no X (ex-Twitter), desejou “rápido restabelecimento” e afirmou esperar “não seja nada de grave”.
ANDRÃ VENTURA
O fundador do Chega foi filiado ao PSD, partido pelo qual foi eleito vereador em Loures, em 2017. Ventura renunciou ao cargo em 2018, após deixar a legenda.
O doutor em direito público Ventura chegou à Assembleia da República com críticas às comunidades ciganas e defendendo temas como a castração química de pedófilos e a restrição à entrada de imigrantes. Foi acusado de proferir declarações consideradas machistas e xenófobas.
O líder do Chega foi diversas vezes comparado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em janeiro, o ex-chefe do Executivo divulgou um vídeo manifestando apoio ao líder do Chega nas eleições de 2024.
Bolsonaro afirmou que Ventura é um candidato que representa a direita e o conservadorismo. O deputado agradeceu a mensagem e declarou que os eleitores reconhecem que a esquerda transformou o país em um antro de miséria e corrupção.
Fonte: Poder 360