Diante das rápidas transformações no mercado de trabalho, tanto jovens profissionais quanto aqueles com vasta experiência, compartilham uma preocupação central: quais habilidades serão necessárias no futuro. A constante evolução das profissões, com o risco de descontinuidade ou profunda transformação de áreas como direito, arquitetura, engenharia e medicina, exige uma análise cuidadosa das competências a serem desenvolvidas para garantir a empregabilidade ou o sucesso como empreendedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Comunicação como Competência-Chave
Um estudo recente da Harvard Business Publishing Corporate Learning, divulgado em maio de 2024, destaca a comunicação como a competência-chave da liderança contemporânea. A pesquisa, realizada com mais de 1.100 profissionais de RH/L&D em 15 países e 20 mil funcionários de grandes organizações globais, confirma a relevância da comunicação para o sucesso profissional.
Raízes Históricas da Oratória
A importância da comunicação remonta a séculos. Já no século V a.C., os filósofos Corax e Tísias produziram a obra mais antiga de oratória conhecida, a “Techné”, que influenciou Cícero e Platão. Posteriormente, Aristóteles e Quintiliano, em seus tratados sobre oratória, consolidaram a importância da comunicação para a argumentação e a defesa, estabelecendo a base para o que viria a ser a “Bíblia da Comunicação”.
LEIA TAMBÉM!
A Comunicação na Era Moderna
Apesar das mudanças tecnológicas e da ascensão da inteligência artificial, a habilidade de se comunicar de forma clara, comovente e com propósito continua sendo um fator determinante para o sucesso profissional. Empresas investem no desenvolvimento da oratória em seus quadros gerenciais, reconhecendo que a forma como seus líderes se apresentam impacta diretamente a imagem e o sucesso da organização.
