Líderes europeus e Zelensky buscam paz duradoura na Ucrânia
Os líderes da Europa, juntamente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reafirmaram seu desejo por uma paz “justa e duradoura” na Ucrânia. Em uma declaração conjunta divulgada nesta terça-feira (21), eles expressaram apoio à posição do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a necessidade de interromper imediatamente os combates no conflito com a Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado destaca que a linha de contato atual deve servir como base para as negociações de um cessar-fogo. “Continuamos comprometidos com o princípio de que as fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força”, afirma o texto, que critica o presidente russo, Vladimir Putin, por “continuar a escolher a violência e a destruição”.
Pressão sobre a Rússia e apoio à Ucrânia
Os líderes europeus enfatizaram que a Ucrânia deve estar na posição mais forte possível “antes, durante e após qualquer cessar-fogo”. Eles também mencionaram a importância de intensificar a pressão sobre a economia russa e sua indústria de defesa, “até que Putin esteja pronto para fazer a paz”.
LEIA TAMBÉM!
A nota ainda menciona que estão sendo desenvolvidas medidas para utilizar os ativos soberanos imobilizados da Rússia, garantindo que a Ucrânia tenha os recursos necessários. Os líderes se reunirão ainda esta semana no Conselho Europeu para discutir como avançar com essas medidas e oferecer mais apoio à Ucrânia.