Líderes políticos em todo o mundo comentaram nas redes sociais a eleição do norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, como novo líder da Igreja Católica, nesta 5ª feira (8.mai.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente francês, Emmanuel Macron (Renascimento, centro), considerou o momento histórico para a Igreja Católica e desejou que o pontificado de Leão XIII seja marcado por paz e esperança. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), celebrou a eleição como “uma grande honra” para o país, já que Robert Francis Prevost é o primeiro pontífice nascido em território norte-americano. Trump declarou querer conhecer o novo papa.
LEIA TAMBÉM!
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy (Servo do Povo, centro), parabenizou o novo papa em seu perfil oficial no X, enfatizando a importância do apoio contínuo do Vaticano à Ucrânia em relação à guerra com a Rússia.
A Ucrânia valoriza muito a posição firme da Santa Sé na defesa do direito internacional, condena a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e protege os direitos de civis inocentes, declarou Zelenskyy.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A presidente do Peru, Dina Boluarte (sem partido), manifestou orgulho pela eleição de Leão 14, destacando sua ligação com o país onde atuou como missionário e se naturalizou peruano. “Sua eleição enche nossa nação, que era seu lar, sua missão e sua fé, de orgulho e esperança”, escreveu no X. Papa Leão 14 construiu grande parte de sua carreira no Peru, onde trabalhou nas décadas de 1980 e 1990, e se naturalizou peruano.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez (Partido Socialista Operário Espanhol, centro-esquerda), também comemorou o anúncio, enfatizando a importância do diáe da proteção dos direitos humanos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou o interesse em colaborar com o novo papa para lidar com os desafios mundiais e fomentar a solidariedade.
Fonte: Poder 360