Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Ligar para Trump não é humilhação, afirma Ciro Nogueira a Lula

Ligar para Trump não é humilhação, afirma Ciro Nogueira a Lula

Ciro Nogueira afirma que o presidente tem o dever de seguir o exemplo de outros países que obtiveram negociações bem-sucedidas com os Estados Unidos.

Por: Redação ZéNewsAi

28/07/2025 12:34

2 min de leitura

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária...
▼

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que contate Donald Trump (republicano) e busque negociar a taxa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto.

O senador declarou que a ausência do petista não será interpretada como um ato de soberania, mas sim como “ideologia e jogo político”. Acrescentou que o momento exige “grandeza” do chefe do Executivo brasileiro.

O presidente Lula, não é humilhação telefonar para o presidente dos EUA. É obrigação. Principalmente quando se trata de defender o interesse nacional dos brasileiros.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Ciro mencionou o exemplo de nações que obtiveram resultados ao negociar opções devido à postura de seus chefes, que agiram com pragmatismo, em vez de apostarem em “nós contra eles”. Indicou que Lula deveria buscar diálogo com a Casa Branca, mesmo sem expectativa de sucesso, e declarou que o ex-presidente Bolsonaro faria contato com Trump.

“Não cometa esse erro histórico”, declarou.

Acordos dos EUA

Os Estados Unidos já encerraram 7 acordos comerciais com Japão, Vietnã, Indonésia, Filipinas, China e Reino Unido.

Trump negociou a diminuição de tarifas em contrapartida a investimentos nos setores americanos. O republicano afirmou que a União Europeia adquiriria US$ 750 bilhões em energia dos EUA e investiria outros US$ 600 bilhões em diversos produtos.

A China, que obteve a diminuição da taxa para 30%, facilitará a exportação de minérios de terras raras aos norte-americanos.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços declarou que o governo “continua e seguirá aberto” para negociar a tarifação com os Estados Unidos, enfatizando que a soberania do Brasil e o Estado Democrático de Direito são “ine negociáveis”.

Em nota, o órgão liderado pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que as conversas com os norte-americanos, sob a orientação de Lula, estão sendo realizadas “com base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica”.

Apesar de declarar que o governo Lula tem se esforçado para negociar “sem qualquer contaminação política ou ideológica” desde o dia 9 de julho, quando Donald Trump anunciou a tarifação, os atos e declarações do presidente, de integrantes do PT e do governo, não têm seguido essa orientação.

A atmosfera para uma possível negociação de alto nível se tornou insustentável – percepção sentida em Washington, também devido a recentes e controversas decisões do ministro Alexandre de Moraes.

O presidente Lula intensificou a retórica hostil em relação a Trump e aos Estados Unidos na semana passada. O petista não demonstrou interesse em realizar uma reunião direta com Trump desde a posse do norteamericano (em 20 de janeiro). Afirmou não ter assuntos relevantes para discutir e que se limitaria a fazer piadas.

Transcorreram seis meses de distanciamento entre o Brasil e os Estados Unidos. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou não ter conseguido ser recebido pelo chefe do Departamento de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
acordos EUA BrasilLigar para TrumpLula Trumpnegociações EUA Brasiltarifação EUA Brasil
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

ForbesLife

Fontana di Trevi: Turistas Pagarão para se Aproximar de Ícone de Roma!

22/12/2025 10:12 | 1 min de leitura

● Pilotos de Teste de Pneus: A Ciência Secreta por Trás da Sua Performance!

22/12/2025 12:04 | 4 min de leitura

● China Aumenta Pressão com Tarifas sobre Laticínios e Carne da UE em Retaliação!

22/12/2025 8:59 | 1 min de leitura

● James Ransone, Estrela de "The Wire" e "It", Falece aos 46 Anos – Detalhes Chocantes!

22/12/2025 7:55 | 1 min de leitura

● Empresas Alertadas: Chatbots Geram Riscos Jurídicos e Responsabilidades Graves

22/12/2025 11:03 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!