Brasil

Lista de recomendações para se proteger dos riscos do calor extremo é divulgada pelo Ministério da Saúde.


Lista de recomendações para se proteger dos riscos do calor extremo é divulgada pelo Ministério da Saúde.
(Foto Reprodução da Internet)

Ainda nesta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde planeja divulgar recomendações para a população se resguardar dos riscos do extremo calor que está afetando o país nesta semana. Segundo apurações da CNN, o departamento está preparando um material de alerta sobre as precauções necessárias.

Uma onda de calor sufocante está colocando vários estados do Brasil em alerta. Uma notificação especial de nível laranja, que indica perigo, foi emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na segunda-feira (18) e vale até sexta-feira (22).

Os termômetros, conforme previsão do Inmet, devem atingir arredor de 40ºC. A temperatura em certas regiões poderá alcançar até 45ºC. Espera-se que o Centro-Oeste seja a região mais prejudicada.

Devem predominar no país alémdas altas temperaturas, os índices baixos de umidade relativa do ar.

Algumas das recomendações do Ministério da Saúde estão a seguir.

A necessidade de aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais e a oferta de refeições leves e pouco condimentadas vai ainda receber reforço da pasta.

“Tomar banho com água ligeiramente morna durante o período de maior calor. Mudanças bruscas de temperatura devem ser evitadas”, ele aconselha.

A população é aconselhada pelo ministério a evitar a entrada de calor em casa, fechando janelas ou cortinas que são mais expostas ao calor e facilitando a circulação do ar.

A pasta também recomenda evitar deixar crianças, pessoas doentes, idosos ou animais em veículos expostos ao sol.

Mercosul de seminário

Um seminário que contou com a participação de especialistas e representantes de diferentes países do Mercosul foi realizado na terça-feira (19) pelo ministério, para debater os efeitos do fenômeno El Niño na saúde pública. As repercussões do “El Niño” no Brasil vão desde seca, incêndios em florestas e elevação das temperaturas até alterações nos padrões de precipitação.

A pasta afirmou que “as previsões indicam que este é um evento de curta duração, com maior intensidade esperada entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024, de acordo com os dados disponíveis até agora”.

Durante o inverno, as capitais batem recorde de calor do ano.

Recorde de calor do ano é registrado em capitais no inverno | CNN PRIMETIME

No decorrer da ocasião, o especialista de Emergências da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Rodrigo Frutuoso, expressou a preocupação da entidade a respeito do Brasil. “Vimos recentemente emergências ocasionadas por incêndios no Amazonas e lidamos com informações sobre ondas de calor excessivas, com registros de 40 a 45 graus. Isso ressalta a persistência das alterações do clima e a exigência de adaptação a este novo panorama”, declarou.

Ainda observe: Alterações das mudanças climáticas.

Danos e eventos climáticos extremos estão sendo causados pelo aumento das ocorrências de mudanças climáticas devido a ação do homem.

Em ação conjunta, agentes da Defesa Civil e equipes de resgate agem no entorno das casas da Vila Sahy, em São Sebastião, após as fortes chuvas de fevereiro de 2023.

Máquinas são utilizadas por trabalhadores para reabrir a galeria pluvial afetada na rodovia Rio-Santos (SP-55), situada em São Sebastião, consequente de intensas chuvas no litoral de São Paulo.

No bairro do Itatinga, região central de São Sebastião, as fortes chuvas causaram um rastro de destruição em fevereiro de 2023.

Diversas regiões do mundo são impactadas pelos incêndios no Canadá em julho de 2023.

Incêndio em floresta no Quebec, Canadá, faz fumaça subir

Fogo destrói floresta na província de Nova Scotia, no Canadá

No final de junho de 2023, a qualidade do ar na cidade de Nova York é afetada pela fumaça de queimadas no Canadá.

Atingido por um ciclone extratropical em julho de 2023, a região afetada estava no Rio Grande do Sul.

Em julho de 2023, casas e galpões no Rio Grande do Sul foram danificados por um ciclone extratropical.

Destruição em Concórdia, Santa Catarina, após o rastro de ciclone em julho de 2023.

Em uma fonte em frente ao Panteão em Roma, Itália, turistas se refrescam. Em 14 de julho de 2023; na Europa foi registrado um recorde de calor.

A seca fez com que os níveis do reservatório de água na Inglaterra caíssem.

A mostra da vista aérea é um barco encalhado devido a uma seca na represa La Boca, que se encontra no norte do México, em Santiago.

Em meio a seca histórica no Uruguai, em maio de 2023, caminhão atravessa ponte sobre o reservatório de água Canelón Grande.

Rua alagada por enchente no Kentucky tem carro submerso

Carro de homem fica preso em enchente no Kentucky, Estados Unidos.

O projeto captura uma imagem aérea de mais de 50 geleiras dos Alpes do Sul na Nova Zelândia em um período similar a cada ano para monitorar suas alterações.

O nível do Rio Yamuna, afluente do Ganges, bateu recordes históricos, gerando inundações em diversas regiões.


🔥 Recomendado para voçê 🔥