Artigos

Livrarias domésticas (de Migual Estevez Carvalho)

Imagem de destaque do Livrarias domésticas (de Migual Estevez Carvalho)

Porque constante chegam novos livros – e apenas um dia é que me dá a oportunidade de possuir prateleira vazia à espera de ser preenchida -, preciso sempre promovê-los em detrimento dos velhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desafio está na minha forma de agir até hoje – assim como meus tios e meu pai – eu continuou aderindo ao padrão equivocado, sendo este último a do acervo.

Os livros ficavam belos até o telhado, cobrindo todos os muros e pressionados um em cima do outro.

Porém, as obras literárias não são simplesmente itens ornamentais. É necessário retirar deles para lê-las quando o desejo assim se apresenta e devolver fácil de ser feito ao local onde estavam originalmente posicionados.

LEIA TAMBÉM!

A partir daqui, a maior prioridade para um livro é garantir seu acessibilidade.

Desafortunatamente, existem poucas prateleiras localizados a nível dos olhos e das mãos. Asquece-se aquelas situadas perto do chão ou teto, as quais requeriam almofadinhas ou escadares, que condenam ao esquecimento os livros contidos neles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como meu entusiasmo – assim como minhas intenções de ler ou consultar – muda todo o período letivo, tenho os seus livros totalmente desorganizados, empilhados nos carrinhos e sobre as tabelas.

Por fim compreendo que a solução adequada para aqueles com vários livros não é um acervo de estante (bibliotecário), mas sim uma loja especializada em venda e distribuição destes mesmos itens.

Em uma loja de livros, é feito o esforço por levar as pessoas à exploração e compra. Os livros estão disponíveis – muitos deles posicionados sobre mesas com altura adequada para nosso interesse visualização.

Em qual estação da Livraria encontra-se o acabado de sair a literatura? Iré procurar os livros que agora me excitam – algumas deles em vários volúmenes; não importa.

Para as estantes mais distintas vão minhas “reserva do acervo” – os livros com menor possibilidade de eu desejar procurar.

Para organizar um acervo em estrutura adequada, é necessário que as condições para se obter rapidamente o desejado material tenham correspondência com a vontade de abrir e ler uma obra.

Eu sou consciente que isso obrigará-me sempre à classificação dos livros conforme as leve oscilações do meu interesse, mas é uma maneira de ter minha biblioteca realmente acessível.

A limpeza é assassinar e o demoradismo traz à oblivion.

Não há nenhum conteúdo para ser traduzido no

<br />(Falado ao público)

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile