Livro ilustrado com IA é desclassificado no Prêmio Jabuti - ZéNewsAi

Livro ilustrado com IA é desclassificado no Prêmio Jabuti

10/11/2023 às 22h36

Por: José News

Imagem PreCarregada

Um livro com desenhos feitos por inteligência artificial (IA), que estava concorrendo ao Prêmio Jabuti 2023, foi excluído da premiação hoje. Isso aconteceu depois de muita discussão sobre o uso dessa tecnologia.

O livro concorre ao prêmio de Melhor Ilustração de 2023. É uma nova edição do famoso livro Frankenstein, escrito por Mary Shelley. Foi publicado no ano passado pelo Clube da Literatura Clássica e possui cerca de 50 imagens criadas por inteligência artificial.

O designer Vicente Pessôa fez uma live explicando como usou inteligência artificial para criar as ilustrações do livro. Ele utilizou o programa MidJourney, que gera imagens a partir de descrições escritas. Isso foi relatado pela Folha de S.Paulo.

Porém, o desenhista André Dahmer, um dos jurados desta categoria do Prêmio Jabuti, disse que não sabia do uso da tecnologia para a criação da ilustração quando votou. Em seu perfil no X, ele afirmou que não conhece os nomes dos programas de IA e revelou que a organização também não sabia disso.

Qual foi o pronunciamento da CBL?

Em comunicado, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo tradicional prêmio literário, informou que a desclassificação do livro feito com IA se deu após uma revisão da lista de indicados pela curadoria. Conforme a entidade, o uso da tecnologia não é contemplado nas regras da premiação.

Leia também:

Segundo a organização, o uso de inteligência artificial na produção de livros será discutido nas próximas edições do Prêmio Jabuti. Os outros concorrentes da categoria não foram afetados e continuam na disputa pelos prêmios, que serão anunciados no início de dezembro.

O designer responsável pelas ilustrações com inteligência artificial para o livro Frankenstey expressou sua crítica em uma entrevista ao Estadão. Segundo ele, a entidade alterou as regras do jogo de forma repentina, provavelmente devido à pressão da opinião pública, e o penalizou por uma falha cometida por eles mesmos na CBL.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.