Localize o ponto exato do epicentro do terremoto de magnitude 8,8

Sismo na costa leste da Rússia causou aviso de tsunami em diversos pontos e resultou em vítimas no país.

30/07/2025 4h40

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O terremoto de magnitude 8,8, que atingiu a costa leste da Rússia na noite de terça-feira (29.jul.2025) pela manhã de quarta-feira (30.jul) no horário local, é o mais forte registrado na zona sísmica de Kamchatka desde 1952. O forte tremor provocou alerta de tsunami em diversas regiões e deixou feridos no país, segundo informações da agência russa Tass. “Sem dúvida, este é um evento extraordinário”, afirmaram as autoridades de Kamchatka.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O foco do evento ocorreu aproximadamente 125 km de Petróvsk-Kamchatsky, cidade com 165 mil habitantes localizada na península de Kamchatka, área de notável atividade sísmica. O abalo foi detectado a uma profundidade de 19,3 km.

Cerca de 2.700 pessoas, incluindo quase 600 crianças, foram evacuadas para áreas seguras nas Ilhas Curilas em razão da ameaça de tsunami, informou a Tass.

LEIA TAMBÉM:

Uma onda de tsunami atingiu a zona costeira da cidade de Severo-Kurilsk, na ilha, e os moradores foram levados para um local mais elevado, informou o governo da região de Sakhalin, em comunicado da Tass. Já no distrito de Yelizovsky, em Kamchatka, próximo à estação meteorológica de Vodopadnaya, foi registrado um tsunami com ondas de 3 a 4 metros de altura.

Foram registrados, em uma hora, 8 terremotos na costa de Kamchatka com magnitude superior a 5. Os abalos ocorreram em profundidades que variaram de 7 a 100 km. Especialistas preveem ocorrência de tremores secundários com magnitude de até 7,5 por pelo menos um mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O terremoto de magnitude 8,8 colocou vários países em estado de alerta. São eles: Japão, Taiwan, China, Estados Unidos, México, Chile e Equador. Há alertas de tsunami e ordens de evacuação nos Estados norte-americanos de Havaí, Alasca, Califórnia, e também no Japão, China, Filipinas e Canadá. De acordo com meteorologistas, as ondas podem atingir 3 metros de altura nesta quarta-feira (30.jul.2025), em diversas regiões do Havaí.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.