A Lua cheia de maio estará brilhante no céu nas noites de domingo (11) e segunda-feira (12), embora seja uma microlua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lua cheia atingirá seu ápice na tarde de segunda-feira, mas estará visível cheia nas noites de domingo e segunda-feira, conforme informado pelo EarthSky. O satélite estará acima do horizonte na direção leste após o pôr do sol e ascenderá ao seu ponto mais alto no céu após a meia-noite.
A Lua cheia de maio é a terceira e última de uma sequência de microluas deste ano, ocorrendo quando o satélite natural da Terra está em sua maior distância do planeta e aparece menor que uma Lua cheia típica. A Lua estará a 405.456 quilômetros da Terra, em comparação com sua distância média de 384.400 quilômetros, segundo a Nasa.
LEIA TAMBÉM!
Lua das Flores
A alcunha Lua das Flores deriva de um nome concedido pelos índios Comanche, nativos dos EUA, relacionada à Lua cheia de maio. Contudo, outras tribos indígenas apresentam variações na sua referência a este satélite nesta época do ano.
Os povos Creek e Choctaw, dos EUA, a denominam Lua da amora, enquanto os Cree a chamam de Lua do sapo. A tribo Anishnaabe a conhece como Lua do florescimento, e os Apache se referem a esta Lua nascendo durante a estação quando as folhas estão verdes.
Próximas fases da lua cheia em 2025
Após a última microlua do ano, há sete luas cheias para observar em 2025, com superluas em outubro, novembro e dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abaixo está a lista das próximas luas cheias em 2025, conforme o Farmers’ Almanac.
Fonte: CNN Brasil