Luis Arce anuncia que não buscará a reeleição na Bolívia

O presidente instou ex-aliado e atual desafeto Evo Morales a desistir da disputa.

14/05/2025 9h31

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou que não buscará a reeleição nas eleições de agosto. A decisão ocorreu após ser indicado como candidato à presidência pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em terça-feira, 13, Arce comunicou que não concorre mais, enviando uma mensagem a Evo Morales, seu antigo aliado e atual adversário político, na qual manifesta a intenção de buscar um novo mandato – algo que, em teoria, ele não poderia, conforme a Constituição do país.

O presidente lança um desafio ao ex-presidente Evo Morales, para não insistir em ser candidato à presidência. Primeiro, porque constitucionalmente não pode; segundo, porque a fragmentação dos votos só vai favorecer a direita.

LEIA TAMBÉM:

Em março deste ano, Evo anunciou a criação de um novo partido, o Evo Pueblo (Evo Povo), após deixar o MAS. Dada a demora no processo de registro, ele informou que irá concorrer por outra sigla, a Frente para a Vitória.

O cenário político boliviano apresenta Evo como figura central. Nos últimos meses, ele foi alvo de mandado de prisão, acusado de tráfico de pessoas com a participação de uma menor de idade. O Judiciário decretou a prisão preventiva de uma juíza, que revogou a ordem de detenção contra o ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arce defende uma candidatura de consenso das forças de esquerda. Ele declara que renuncia para evitar ser fator de divisão do voto das camadas populares, e não deseja dar espaço para um projeto de direita fascistóide no país.

Sugiro uma frente de esquerda ampla, que una organizações sociais e o povo em torno de um programa para progredir, unindo forças a um candidato com maiores chances de derrotar os setores corruptos da Bolívia.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.