O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageou na quinta-feira (22.mai.2025) o cantor Milton Nascimento, três governadores e dois ministros de seu governo com a Grã-Cruz, o mais elevado da Ordem de Rio Branco. O petista também concedeu a Grã-Cruz à atriz Fernanda Montenegro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais de Milton e Fernanda, outras figuras da cultura também receberam homenagens: o cantor e compositor Mano Brown, membro do grupo Racionais MC’s, e o escritor Itamar Vieira Junior, autor do aclamado romance “Torto Arado”. Ambos foram elevados à graduação de Oficial. A solenidade de entrega das medalhas ocorrerá na próxima terça-feira (27.mai).
O decreto foi publicado nesta sexta-feira (23.mai) no DOU (Diário Oficial da União). Na quinta-feira (23.mai), havia sido publicada uma outra lista, que foi tornada sem efeito. Eis a íntegra (PDF – 180 kB).
LEIA TAMBÉM!
A revisão do documento, divulgada na sexta-feira, inclui a correção da condecoração do presidente do TCU, Vital do Rego, que passou a ser listada como Grã-Cruz, em vez de Grande Oficial.
A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963 pelo ex-presidente João Goulart (1919-1976), é concedida pelo Itamaraty para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer nacionalidade, por destacadas ações e serviços de mérito em favor das relações exteriores do Brasil.
A Ordem leva o nome do Barão do Rio Branco (1845-1912), diplomata brasileiro e ministro das Relações Exteriores que definiu as fronteiras atuais do país, e é constituída por 5 graus: Grã-Cruz (o mais elevado), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram agraciados com a Grã-Cruz.
Foram agraciados com a distinção de Grande Cruz:
A lista de homenageados com o Grau Oficial engloba 8 senadores – Ana Paula Lobato (PDT-MA), Jussara Lima (PSD-PI), Augusta Brito (PT-CE), Fernando Dueire (MDB-PE), Fernando Farias (MDB-AL), Teresa Leitão (PT-PE), Omar Aziz (PSD-AM) e Paulo Paim (PT-RS) – e 11 deputados – Afonso Motta (PDT-RS), Antonio Brito (PSD-BA), Carlos Zarattini (PT-SP), Damião Feliciano (União Brasil-PB), Dilvanda Faro (PT-PA), Erika Hilton (Psol-SP), Gervásio Maia (PSB-PB), Jack Rocha (PT-ES), Odair Cunha (PT-MG), Pedro Campos (PSB-PE) e Samia Bomfim (Psol-SP).
Em 2023, Lula gerou controvérsia ao homenobear sua esposa, a primeira-dama Janja Lula da Silva, com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco. O ato já havia sido praticado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que concedeu a mesma honraria à ex-primeira-dama Michelle em 2021, e também pelo próprio Lula, que homenageou a ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017) com o mesmo título em 2010.
Fonte: Poder 360