Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Luiz Inácio Lula da Silva comemora 20 anos após o escândalo do Mensalão

Luiz Inácio Lula da Silva comemora 20 anos após o escândalo do Mensalão

Presidente realiza primeiro pronunciamento à população dois meses após divulgação do esquema.

Por: Redação ZéNewsAi

06/06/2025 8:05

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proferiu seu primeiro pronunciamento sobre o Mensalão, dois meses após a divulgação do esquema de compra de apoio político, escândalo que marca o seu vigésimo aniversário nesta sexta-feira (6).

Ao relatar o esquema em junho de 2005, o então deputado federal Roberto Jefferson afirmou que Lula desconhecia a compra de votos no Congresso.

O então presidente do PTB afirmou que o esquema era conduzido pelo tesoureiro do PT na época, Delúbio Soares, com o conhecimento do ministro da Casa Civil, José Dirceu, e do presidente do PT, José Genoino.

Leia também:

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

Em agosto daquele ano, durante o ápice das investigações sobre o escândalo, Lula proferiu um discurso, afirmando ter se sentido traído, sem mencionar nomes.

O presidente declarou que se sente traído, por práticas inaceitáveis das quais nunca teve conhecimento, e que está indignado com a crise política. Destacou que o governo errou e se desculpou com a população.

Estou revoltado com as revelações que surgem a cada dia, e que abalam o país. O PT foi criado para promover a ética na política e para lutar ao lado do povo de baixa renda e das classes médias do nosso país. Não alterei e tenho certeza de que a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria daqueles que nos acompanharam nessa trajetória.

Desejava, em sua conclusão, manifestar ao povo brasileiro que não possuo constrangimento em declarar que nós devemos nos desculpar. O PT precisa se desculpar. O governo, por onde cometeu erros, também deve se desculpar.

Antes da fala, em julho, Lula realizou uma entrevista para uma jornalista brasileira que atuava em uma emissora francesa sediada em Paris. A exibição ocorreu no Fantástico, da TV Globo, que afirmou não ter influenciado as questões propostas ao presidente. Foi a primeira vez que o petista declarou que se tratava de “caixa 2”, termo referente ao financiamento não declarado de gastos da campanha eleitoral.

“O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente”, afirmou na ocasião. “As pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo, porque o PT tem na ética uma das suas marcas mais extraordinárias, e não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção.”

Em 1º de janeiro de 2006, Lula concedeu entrevista exclusiva ao Fantástico, da TV Globo, sobre o Mensalão, afirmando não ter conhecimento do esquema e que as acusações foram como uma “facada no coração”.

Apesar de admitir o erro do Partido dos Trabalhadores, Lula nunca declarou que ocorreu a compra de votos entre parlamentares.

Quando o deputado Roberto Jefferson apresentou a denúncia, foi cassado justamente porque não comprovou as acusações que fez, em relação, por exemplo, ao escândalo dos mensalões. O que foi demonstrado é que o PT teve uma prática de financiamento de campanha totalmente divergente da história do próprio partido, e isso está sendo investigado na CPI.

Na eleição subsequente, Lula recuperou a popularidade perdida com o escândalo do Mensalão e renovou o mandato por um período de quatro anos.

Após deixar o Palácio do Planalto, Lula foi diversas vezes questionado sobre o Mensalão, incluindo a mais recente campanha eleitoral, em 2022, quando obteve a terceira vitória na disputa presidencial. Nesse ano, em entrevista ao Jornal Nacional, o petista comparou o caso de 20 anos atrás ao Orçamento Secreto, em referência às emendas parlamentares sem autor conhecido, sob controle da cúpula do Congresso: “Você acha que o Mensalão que tanto se falou é mais grave do que o Orçamento Secreto?”.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Corrupção no PTEscândalo políticoFinanciamento ilegal de campanhaLula da SilvaMensalão
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil em Crise: Aumento Alarmante de Escravidão Infantil e Trabalho Análogo em 2025!

09/01/2026 12:05 | 2 min de leitura

● Eleições 2026: Brasil se prepara com 155 milhões de eleitores e data decisiva!

09/01/2026 12:12 | 1 min de leitura

● Cantareira em Crise: Alerta Máximo na Região Metropolitana de SP em 2026

09/01/2026 12:15 | 2 min de leitura

● INPC Aumenta em 2025: Impacto no Salário Mínimo e Previdência Social!

09/01/2026 13:10 | 1 min de leitura

● Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!