Luiz Inácio Lula da Silva participará de uma sessão da Academia Francesa em sua viagem oficial
Os encarregados de supervisionar a saúde do francês avaliaram a palavra “multilateralismo” em referência ao chefe de estado, conforme declarado no comunicado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a Academia Francesa, uma das instituições culturais mais antigas da França, durante sua viagem ao país, que teve início nesta quarta-feira (4), conforme comunicado da organização. A visita ocorrerá na quinta-feira, em sessão plenária, onde os membros responsáveis por zelar pela saúde da língua francesa examinarão a palavra “multilateralismo” em homenagem ao presidente. Lula chegou a Paris nesta quarta-feira para a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro à França em treze anos.
Além dos encontros com seu homófilo Emmanuel Macron e das reuniões econômicas e diplomáticas, o principal objetivo de Lula é participar da Cúpula dos Oceanos da ONU, que realizará uma sessão inaugural com líderes mundiais neste domingo em Nice (sudeste), antes do início dos trabalhos.
A riqueza e a fecundidade das relações culturais entre a França e o Brasil são ilustradas pelos laços estreitos e de longa data entre a Academia Francesa e a Academia Brasileira de Letras, observou o comunicado. Fundada em 1897, a Academia Brasileira “adotou estatutos inspirados nos de sua homóloga francesa, adotou o mesmo lema, “Imortalidade” e também conta com quarenta membros”, acrescentou o texto. “A visita do presidente Lula antecipa um encontro próximo entre as duas instituições, que ocorrerá antes do final deste ano ou no início de 2026”, afirmou a Academia, fundada pelo cardeal Richelieu em 1635.
Leia também:
Novos ataques colocam em risco a trégua na Faixa de Gaza, alerta Benjamin Netanyahu
Joias da coroa francesa são furtadas do Museu do Louvre; governo classifica valor como “inestimável”
Netanyahu afirma que guerra acabará após desarmamento do Hamas na 2ª fase do plano
A Academia realiza recepções em homenagem a líderes estrangeiros de forma esporadica. A França promoverá uma temporada cultural especial (de abril a setembro de 2025) para comemorar o bicentenário do reconhecimento da independência do Brasil por Paris. A visita oficial de Lula iniciará na quinta-feira com uma cerimônia de boas-vindas no Palácio dos Inválidos, seguida de um almoço de trabalho e um banquete de Estado à noite no Palácio do Eliseu, sede da presidência.
Com informações da AFP, publicado por Fernando Dias.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)