Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu fora do Brasil por 106 dias durante seu terceiro mandato
O presidente viajará para a França e o Canadá, em junho, e estenderá o tempo de permanência fora do país para cumprir compromissos internacionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneceu fora do Brasil por 106 dias em seu 3º mandato. Já em 2025, contabiliza 18 dias no exterior. O ano ainda está na metade do 5º mês, mas o petista se aproxima da quantidade de 2024, que foi de 26 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, deverá telefonar a Lula em breve para reiterar o convite já encaminhado ao Palácio do Planalto para sua participação no encontro do G7, que ocorrerá de 15 a 17 de junho em Kananaskis, na província de Alberta.
Se for ao evento no Canadá, e França, no início de junho, Lula vai acumular mais pelo menos 5 dias fora do país.
LEIA TAMBÉM:
● Executivo reconhece atraso na escolha da empresa responsável pela operação da sede do evento
● Alckmin afirma ter conversado com Leão em “portunhol”: “Uma simpatia”
● Em Roma, Alckmin oferece à camisa do Santos como presente ao papa Leão XIV
O presidente retornou ao Brasil na quinta-feira (15.mai.2025) após uma visita ao Uruguai para acompanhar o trabalho de Pepe Mujica, em Montevidéu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma viagem que incluiu visitas à Rússia e à China. Ele deixou o Brasil ao final da noite de 6 de maio e retornou na madrugada do dia 15, prosseguindo para o Uruguai no mesmo dia.
Se viajar para o Canadá e a França, totalizará, no mínimo, 23 dias fora do Brasil em 2025. Ainda não é junho.
A visita ao governo de Mujica foi a quinta viagem do presidente em 2025. O petista já havia se deslocado ao Uruguai em fevereiro para a cerimônia de posse do presidente Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda).
Abaixo, o relato das ações do governo Lula em 2025.
Na Canadá, Lula participará do G7. Na França, deverá se encontrar com o presidente Emannuel Macron e participar da conferência “10 anos após o Acordo de Paris”.
Relembre as viagens que o petista realizou ao longo do 3º mandato.
Fonte: Poder 360