Luiz Inácio Lula da Silva pretende estabelecer o dia 2 de julho como a nova data comemorativa da Independência do Brasil

O Presidente anunciará medida em visita à Bahia nesta quarta-feira (2).

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

2 de Julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, nesta quarta-feira (2), o decreto que consolida as festividades de 2 de julho, na Bahia, como a segunda data da Independência do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva viaja hoje (1º) para Salvador para participar das homenagens que marcam o quarto ano consecutivo do evento.

A equipe do presidente finaliza os detalhes do decreto para o anúncio. Inicialmente, Lula chegou a considerar que a data fosse feriado nacional, mas a expectativa é que seja apenas consolidada no calendário oficial.

LEIA TAMBÉM!

No ano passado, o presidente declarou que tinha a intenção de transformar o dia 2 de julho em feriado nacional.

A independência foi o clamor do imperador, embora não tenhamos certeza se ele realmente o expressou. Contudo, nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses em 2 de julho em Salvador, Bahia. Ali houve luta e mulheres heroínas. Muitas mulheres lutaram para garantir a independência, afirmou o político na época.

A data é celebrada anualmente na Bahia como símbolo da expulsão dos portugueses do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os baianos defendiam a soberania nacional desde 1822, o que era desaprovado pela coroa portuguesa.

Os registros indicam que houve 17 meses de batalhas até 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram obrigados a abandonar o país.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile