Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Lula afirma que o acordo Mercosul-UE será concluído em seis meses

Lula afirma que o acordo Mercosul-UE será concluído em seis meses

Lula solicita que o presidente francês, Emmanuel Macron, “abram seu coração” para concluir os acordos.

Por: Redação ZéNewsAi

05/06/2025 9:47

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou que o líder da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro), “abra seu coração” para concluir o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Ao conversar com jornalistas em Paris nesta 5ª feira (5.jun.2025), o chefe do Executivo declarou que não tem intenção de deixar a presidência do bloco sul-americano sem que as negociações estejam finalizadas.

Brasil liderará o Mercosul no segundo semestre do presente ano. Visa finalizar o tratado até o final do ano, momento em que deixará a presidência do bloco. Os países maiores da União Europeia demonstraram interesse em prosseguir. Contudo, a França é o principal obstáculo ao acordo.

Desejo informar que não relinquirei a presidência do Mercosul sem a conclusão do acordo com a União Europeia. Assim, meu caro, considere a viabilidade de concretizar esse acordo”, afirmou Lula em declaração a jornalistas ao lado de Macron.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Lula afirmou que o acordo “é a melhor resposta” que os dois blocos “podem dar diante do cenário de incertezas criado pelo retorno do unilateralismo e protecionismo tarifário”.

Macron foi questionado sobre o acordo e a resistência dos agricultores franceses aos termos. O presidente francês declarou ser necessário “respeitar” seus trabalhadores. Segundo ele, acordos como o com o Mercosul “representam risco” para os agricultores europeus, devido a “permitirem baixar as tarifas”. Assim, é preciso que os termos sejam analisados de “maneira justa”.

A França defende o comércio livre e justo, afirmando que proibiu o uso de determinados produtos devido aos danos ambientais causados.

“No entanto, os países do Mercosul não se encontram no mesmo patamar regulatório. Trata-se de uma diferença. Não é uma disparidade de competitividade ou de qualidade, mas sim uma diferença na regulamentação.”

Como vou explicar aos agricultores que, ao exigir o cumprimento das normas, estou abrindo o mercado para produtos que não as respeitam?, declarou.

“Sim, almejamos mais comércio, porém devemos respeitar nossos agricultores e também temos que respeitar a coerência de nossas ambições. Caso contrário, nada valeria da Europa para defender o clima, mas valeria fechar sua indústria, seu comércio, sua agricultura”, afirmou.

Ao responder à declaração de Macron, Lula afirmou que não está difícil finalizar o acordo e é preciso “um pouco de boa vontade”. Segundo ele, uma solução seria colocar agricultores brasileiros e franceses “para conversar”. Afirmou que, se for preciso, ele mesmo pode conversar com os franceses.

O presidente Lula solicitou ao então Macron uma questão séria: “Não permita que nenhum país europeu questione a defesa que o Brasil faz para diminuir o desmatamento”.

Deixarei a presidência do Mercosul com o acordo entre União Europeia e Mercosul formalizado, e com o companheiro Macron participando da assinatura, para que seja uma boa imagem.

Macron também afirmou que os dois conversaram sobre assuntos que unem os dois países, como o enfrentamento da crise climática. Ele mencionou que Brasil e França são “dois países amazônicos”, sendo a Guiana Francesa uma região ultramarina do país europeu.

O presidente francês recordou que ele e Lula discutiram os múltiplos conflitos globais, incluindo a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. O presidente francês anunciou que a França irá repensar a colaboração com o Brasil na área de defesa.

Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido por Emmanuel Macron pela manhã desta 5ª feira (5.jun.2025) na Esplanada dos Inválidos, em Paris (França). As primeiras-damas do Brasil e da França – Janja Lula da Silva e Brigitte Macron, respectivamente – acompanharam a cerimônia de boas-vindas.

O presidente desembarcou em Paris na quarta-feira (4 de jun) e permanecerá no país até a segunda-feira (9 de jun). Sua passagem pela França inclui ainda uma visita à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), em Lyon, para discutir o combate ao crime organizado.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
defesa Brasil FrançaLula MacronMercosulUEnegociações MercosulUnião Europeia
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!