O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quarta-feira (13) que o Brasil é, “em muitas coisas, muito mais” democrático do que os Estados Unidos. “Isso é um mau exemplo para a humanidade. Durante muitas décadas, os EUA tentaram se apresentar como país mais democrático e de mais oportunidades. E, agora, ele tem esse comportamento inexplicável e totalmente inaceitável”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós até perdoamos eles (EUA) por envolvimento no golpe de 1964”, acrescentou. As declarações foram feitas na abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), Lula destacou que o presidente dos EUA, Donald Trump, estaria sendo julgado no Brasil se a invasão ao Capitólio tivesse ocorrido aqui.
O presidente brasileiro declarou que a decisão de Trump de revogar vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não corresponde à postura de um presidente dos Estados Unidos. Ademais, o petista enfatizou que o Brasil tem demonstrado disponibilidade para diálogo, porém não encontra parceiros para essa negociação. Ele ressaltou que o governo federal manterá a política de participação da sociedade e políticas públicas, enfatizando que não permitirá o retorno de “tranqueiras”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mencionado na carta de Trump, ao controle do País.
LEIA TAMBÉM!
● “Estou cultivando alimento, não violência e rancor”, afirma Lula em mensagem a Trump, proveniente de seu jardim
● Celso Amorim à Jovem Pan: “As tarifas são a ponta do iceberg” e “o Brasil tem que se defender”
● Michelle critica Lula, chamando-o de ‘pinguço’ e afirmando que Bolsonaro reassumirá a presidência
Apresentaram um relatório afirmando que nós não respeitamos os direitos humanos porque estamos perseguindo o ex-presidente. E que o ministro da Suprema Corte que está julgando é um ditador. Não é possível que ele não conheça nossa Constituição, continuou Lula. “Essas coisas que me deixam pasmo. Estamos precisando viver em tempos de paz.”
Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE