O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (19.mai.2025) que o Brasil possui uma “dívida histórica” com a África, que não pode ser quitada em moeda corrente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devemos ao continente africano o que somos. Nossa cor, nossa arte, nossa cultura, nosso jeito de ser. Nós devemos aos 350 anos em que este país explorou uma grande parte do povo africano. E tenho consciência de que o Brasil não pode pagar isso em dinheiro.
Luiz Inácio Lula da Silva proferiu a declaração no segundo diáBrasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília.
LEIA TAMBÉM!
Lula afirma que Israel age em busca de vingança em Gaza para deslocar palestinos
Executivo concluiu apenas quatro dos quinze licitações de rodovias previstas
Membros do governo manifestam preocupação ao Ministério das Relações Exteriores em relação à ausência de estrutura de acolhimento para a COP30
O petista, em seu pronunciamento, defendeu o enfrentamento à fome, uma das principais pautas que ele promove no cenário global, e declarou que trata-se “apenas de uma definição de prioridade”.
Não se preocupa com a fome quem nunca viu uma criança chorando atrás de um copo de leite e sem ter leite para beber. Nós, seres humanos, temos condições de mudar isso por mais pobre que seja o nosso país.
Diás Brasil-África
A primeira edição ocorreu em 2010, no segundo governo do petista. O evento contou com ministros, delegações oficiais de países africanos e representantes de organizações internacionais e bancos multilaterais de desenvolvimento. Participaram:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Poder 360