Lula afirma que o governo poderia ter adotado uma postura mais agressiva, mas optou por desmantelar uma organização formada em 2019

O presidente assegurou não haver pressa, ainda assim, garantiu que aposentados e pensionistas não sofrerão prejuízos.

10/05/2025 9h13

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Lula (PT) declarou, no sábado 8, que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União investigaram “com muita inteligência e sem nenhum alarde” as fraudes nos descontos de valores de aposentados e pensionistas do INSS. O governo, segundo o petista, atuou para “desmontar uma quadrilha criada em 2019”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As declarações foram feitas ao final da viagem de Lula à Rússia, onde participou, na sexta-feira, 9, da cerimônia de 80 anos do Dia da Vitória sobre os nazistas. Em seguida, ele seguiu para a China, onde se reunirá com o presidente Xi Jinping.

“Desmontamos uma quadrilha formada em 2019, e vocês sabem quem governava o Brasil, quem era o ministro da Previdência, quem era o chefe da Casa Civil”, declarou Lula, em referência à gestão de Jair Bolsonaro (PL). “Podíamos ter feito uma pirotecnia, mas não queremos uma manchete de jornal. Queremos apurar.”

Leia também:

O presidente afirmou que existem entidades sérias que não cometeram irregularidades, mas outras associações “foram criadas para cometer crimes”.

“Não tenho pressa. O que eu quero é que a gente consiga apurar para apresentar ao povo brasileiro a verdade e somente a verdade”, prosseguiu. “Se tivesse feito um carnaval um ano atrás, possivelmente teria parado no carnaval, como acontece com todas as denúncias.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula declarou que ninguém sofrerá prejuízo e que haverá responsabilização de quem “um dia se aproveitou dos aposentados e pensionistas”.

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, iniciará em 26 de maio a restituição de aproximadamente 292,7 milhões de reais a aposentados e pensionistas prejudicados por descontos não autorizados de mensalidades associativas.

Todos os aposentados e pensionistas que tiveram deduções em abril, seja por terem autorizado ou não, receberão os valores descontados em junho de 2024, juntamente com seus respectivos pagamentos.

Este valor se refere apenas às mensalidades pagas entre o final de abril e o início de maio.

A partir da próxima semana, o INSS comunicará a todos os indivíduos que tiveram deduções em seus benefícios para o pagamento de taxas de associações.

Os beneficiários devem informar se autorizaram ou não os descontos para, da autorização, iniciar o processo de ressarcimento. As notificações ocorrerão exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, a partir da terça-feira 13. A partir de quarta-feira, também pelo app ou pelo telefone 135, aposentados e pensionistas deverão informar se avalizaram ou não os descontos.

O aplicativo Meu INSS está disponível para download gratuito em dispositivos Android ou iOS, como os celulares iPhone.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.