Lula afirma que Pepe Mujica não está morto

O presidente brasileiro comentou sobre a trajetória do amigo e também sobre o falecimento do papa Francisco.

15/05/2025 15h48

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o domicílio de Pepe Mujica, amigo e ex-presidente do Uruguai, na quinta-feira (15). Em declarações à imprensa, ele ressaltou o legado do ex-presidente e afirmou que suas ideias continuam a influenciar a sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é gratificante para os seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai. Mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos na prisão e conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram, não se vão, destacou Lula.

Isso é um dom de Deus que só é concedido a seres humanos superiores, acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

Em seguida, o chefe de Estado brasileiro afirmou ter conhecido diversas pessoas com quem demonstrava respeito, porém Mujica se destacava como uma figura singular.

O presidente Lula homenageou um amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais importante distinção entregue pelo governo brasileiro a cidadãos de outros países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele descreveu o Mujica como uma figura mais carinhosa, que aprendeu a respeitar, admirar e a seguir cada passo que o Pepe dava após assumir a Presidência do Uruguai.

Lula afirmou ter telefonado ao presidente uruguaio, Yamandú Orsi, para confirmar o horário da cerimônia de funeral e ressaltou que não desejava faltar à despedida do amigo.

“Eu vou agora para o Brasil, tendo a certeza de que minha vinda aqui foi para encontrar uma das pessoas que eu aprendi a respeitar como poucas vezes respeitei alguém na minha vida”, concluiu.

Morte de Mujica e Papa Francisco são irreparáveis, afirma Lula

Lula declarou que as mortes de Pepe Mujica e do papa Francisco são irreversíveis.

O petista afirmou que o papa, falecido no final de abril, era um ser humano muito especial e com generosidade acima do comum.

Espero que os dois juntos [Mujica e Francisco], onde quer que estejam no céu, não deixem de olhar e conseguir abençoar para que a humanidade seja melhor. Para que a humanidade seja mais fraterna, mais generosa e que a política possa ser feita de forma mais digna, mais respeitosa e mais solidária, concluiu o presidente brasileiro.

Velório de Pepe Mujica

Pepe Mujica faleceu na terça-feira passada, aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo presidente uruguaio atual, Yamandú Orsi.

O ex-presidente estava sob cuidados paliativos após ser diagnosticado com um tumor no esôfago em 2024 e apresentar uma doença autoimune que impactava seus rins.

Na quarta-feira (14), ocorreu uma homenagem em Montevidéu, com a participação de milhares de pessoas. Posteriormente, o funeral do ex-presidente foi realizado no Palácio Legislativo.

Após a cerimônia, conforme o desejo de Mujica, ele será cremado e as cinzas retornarão à chácara em que vivia, em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, para serem enterradas sob a árvore em que também está enterrada sua cadela Manuela.

Observe fotos da vida de Pepe Mujica.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.