Lula afirma que Pepe Mujica não está morto
O presidente brasileiro comentou sobre a trajetória do amigo e também sobre o falecimento do papa Francisco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o domicílio de Pepe Mujica, amigo e ex-presidente do Uruguai, na quinta-feira (15). Em declarações à imprensa, ele ressaltou o legado do ex-presidente e afirmou que suas ideias continuam a influenciar a sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é gratificante para os seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai. Mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos na prisão e conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram, não se vão, destacou Lula.
Isso é um dom de Deus que só é concedido a seres humanos superiores, acrescentou.
LEIA TAMBÉM:
● Mulher grávida é morta a tiros ao ir para o hospital, na Cisjordânia
● Colisão envolvendo múltiplas viaturas resulta em saldo de 21 vítimas fatais na rodovia mexicana
● Trump proferiu discurso na maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, no Catar
Em seguida, o chefe de Estado brasileiro afirmou ter conhecido diversas pessoas com quem demonstrava respeito, porém Mujica se destacava como uma figura singular.
O presidente Lula homenageou um amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais importante distinção entregue pelo governo brasileiro a cidadãos de outros países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele descreveu o Mujica como uma figura mais carinhosa, que aprendeu a respeitar, admirar e a seguir cada passo que o Pepe dava após assumir a Presidência do Uruguai.
Lula afirmou ter telefonado ao presidente uruguaio, Yamandú Orsi, para confirmar o horário da cerimônia de funeral e ressaltou que não desejava faltar à despedida do amigo.
“Eu vou agora para o Brasil, tendo a certeza de que minha vinda aqui foi para encontrar uma das pessoas que eu aprendi a respeitar como poucas vezes respeitei alguém na minha vida”, concluiu.
Morte de Mujica e Papa Francisco são irreparáveis, afirma Lula
Lula declarou que as mortes de Pepe Mujica e do papa Francisco são irreversíveis.
O petista afirmou que o papa, falecido no final de abril, era um ser humano muito especial e com generosidade acima do comum.
Espero que os dois juntos [Mujica e Francisco], onde quer que estejam no céu, não deixem de olhar e conseguir abençoar para que a humanidade seja melhor. Para que a humanidade seja mais fraterna, mais generosa e que a política possa ser feita de forma mais digna, mais respeitosa e mais solidária, concluiu o presidente brasileiro.
Velório de Pepe Mujica
Pepe Mujica faleceu na terça-feira passada, aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo presidente uruguaio atual, Yamandú Orsi.
O ex-presidente estava sob cuidados paliativos após ser diagnosticado com um tumor no esôfago em 2024 e apresentar uma doença autoimune que impactava seus rins.
Na quarta-feira (14), ocorreu uma homenagem em Montevidéu, com a participação de milhares de pessoas. Posteriormente, o funeral do ex-presidente foi realizado no Palácio Legislativo.
Após a cerimônia, conforme o desejo de Mujica, ele será cremado e as cinzas retornarão à chácara em que vivia, em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, para serem enterradas sob a árvore em que também está enterrada sua cadela Manuela.
Observe fotos da vida de Pepe Mujica.
Fonte: CNN Brasil