O governo brasileiro não fará a escolha entre China e Estados Unidos em face de uma guerra comercial, declarou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao portal UOL. O ministro da economia, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defende o multilateralismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele [Lula] acredita no multilateralismo. Ele pensa que o Brasil, pela sua dimensão, não pode considerar outra política que não seja multilateral. O fato de que na mesma semana eu estive nos EUA e ele na China deveria significar algo para um observador imparcial, disse em entrevista ao UOL.
Haddad viajou recentemente aos Estados Unidos (EUA) para apresentar o plano nacional de data centers. O ministro reuniu-se com Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos EUA, discutindo questões de comércio.
LEIA TAMBÉM!
Enquanto isso, Lula se encontra na China para anunciar parcerias e investimentos com o país asiático. Ao ser perguntado se as viagens foram estratégicas diante da política dos Estados Unidos, Haddad respondeu que não viaja para o exterior sem autorização do presidente da República.
Haddad também reuniu-se com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, na semana passada. Na ocasião, os dois abordaram a relevância dos países não dependerem de relações bilaterais.
Professor aponta problema estrutural na economia global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: CNN Brasil