Brasil

Lula afirmou que Israel “está realizando várias ações terroristas”


Lula afirmou que Israel “está realizando várias ações terroristas”
(Foto Reprodução da Internet)

Ao chegarem de volta do resgate na Faixa de Gaza, o presidente Lula (PT) anunciou que haverá uma nova lista para ajudar mais pessoas a retornarem ao Brasil. Ele também falou sobre os problemas causados tanto pelo Hamas quanto por Israel, mencionando os atos terroristas ocorridos dos dois lados.

“Eu vi muita brutalidade e violência, mas nunca vi tanta violência brutal sendo cometida contra pessoas inocentes. Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo, mesmo que seja o que tenha sido, o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo”, criticou o presidente do Brasil.

Lula também disse que a situação era um “inferno”.

Hoje é um dia feliz, pois estamos recebendo 32 seres que não mereciam passar pelo sofrimento que viveram nos últimos 37 dias.

Lula promete nova lista

Na recepção, o presidente solicitou que dois brasileiros se pronunciassem e compartilhassem suas histórias. Logo após, ele retomou a palavra.

“Vamos tirar qualquer pessoa da Faixa de Gaza, mesmo que seja palestino de origem, se tivermos uma lista e a família solicitar.”

Os brasileiros desembarcaram em Brasília às 23h24. “A chegada desse décimo avião é a coroação de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente que trabalha no governo, sobretudo, o ministro de Relações Exteriores, e todos os companheiros que estão aqui”, afirmou Lula.

Os brasileiros e suas famílias, que estavam presos em Gaza desde o começo da guerra em 7 de outubro, foram resgatados. Eles esperaram semanas enquanto diplomatas negociavam, e agora estão na sétima lista de pessoas liberadas para sair da área de conflito e seguir para o Egito.

No local, a diplomacia brasileira ajudou e eles pegaram um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para vir ao Brasil.

As características dos brasileiros que foram recuperados

O grupo resgatado possui 22 brasileiros, 7 palestinos que se tornaram brasileiros e 3 palestinos que são parentes próximos. No total, são 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens.

Antes de irem para os abrigos em Brasília, eles precisam passar por trâmites migratórios. Lá, eles serão acolhidos por dois dias e receberão cuidados médicos e burocráticos para regularizar seus documentos.

Brasileiros voltaram da Faixa de Gaza e compartilharam o fato nas redes sociais.

Brasileiros que foram trazidos de volta da Faixa de Gaza chegaram no aeroporto do Cairo.

Os 32 passaram pela imigração e estão indo para a aeronave no Egito, que irá resgatar pessoas que estão sendo repatriadas da Faixa de Gaza. O Itamaraty está organizando a operação.

Um grupo passou pela fronteira entre Gaza e o Egito através do Portal de Rafah na madrugada deste domingo (12/11) horário de Brasília. O Itamaraty foi informado.

Avião da FAB aguarda brasileiros no Cairo, capital do Egito GOV BR e FAB

Mauro Vieira e Paulo Pimeira conversam sobre a presença brasileira na Faixa de Gaza.

A operação Voltando em Paz, da FAB, já fez nove voos para resgatar pessoas e animais de estimação de Israel e da Cisjordânia. Até agora, já foram resgatadas 1.445 pessoas e 53 animais da Faixa de Gaza.


🔥 Recomendado para voçê 🔥