Lula anuncia presença em reunião do G7 no Canadá
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, estendeu um convite em uma ligação telefônica com o líder; a cúpula está agendada para 17 de junho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (11), um convite oficial para participar da Cúpula do G7, que ocorrerá em Kananaskis, no Canadá, no dia 17 de junho. O convite foi estendido pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, em uma conversa telefônica entre os dois líderes. “O presidente agradeceu e aceitou o convite, sinalizando a contribuição positiva que o Brasil pode oferecer aos temas que serão debatidos no evento, entre os quais se incluem segurança energética, minerais críticos, financiamento, inovação e tecnologia e Inteligência Artificial”. Também participarão da sessão África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México, afirmou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em nota divulgada há pouco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O clima de expectativa em relação à participação de Lula já era elevado, considerando que ele havia antecipado seu interesse em comparecer ao evento. Em Paris, o presidente fez uma observação divertida, sugerindo que iria ao Canadá antes que os Estados Unidos tomassem a decisão de incorporar o país. Durante a conversa, Lula também convidou Carney a participar da COP30, que será realizada no Brasil. O primeiro-ministro canadense aceitou o convite, e os dois líderes trataram de formas de aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Canadá.
Reportagem produzida com auxílio de IA.
LEIA TAMBÉM:
● Alexandre de Moraes e o STF não foram assuntos discutidos em reuniões com a comitiva de senadores nos EUA, afirma Espiridião Amin
● Prefeito de Santa Catarina se vestiu de indigente: “Experimentei em primeira mão”
● Eduardo Bolsonaro solicita “anistia irrestrita” a Moraes após sanção dos EUA
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE