Lula anuncia que vai receber brasileiros trazidos de volta da Faixa de Gaza
13/11/2023 às 14h12
O presidente Lula confirmou que receberá os brasileiros resgatados de Gaza nesta segunda-feira à noite. O grupo de 32 pessoas chegará em Brasília às 23h30, após fazer escalas em Las Palmas, na Espanha, e em Recife.
Foram 36 dias até que os brasileiros fossem autorizados cruzar a passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e o Egito, na manhã de domingo (12).
“Começo da semana cheio de atividades. Tenho reunião com ministros, participo da cerimônia de sanção de um Projeto de Lei importante e, à noite, receberei brasileiros e parentes palestinos vindos de Gaza. Desejo um bom dia e uma ótima semana para todos, conforme compartilhei nas redes sociais.”
Hoje, segunda-feira, tenho um dia cheio de afazeres. De manhã vou ter uma reunião com ministros e à tarde estarei presente na cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas. À noite, receberei os brasileiros e parentes palestinos que estão vindo de Gaza para o Brasil. Desejo a todos um bom dia e uma excelente semana.
O Ministro Mauro Vieira se comprometeu a avaliar qualquer novo pedido feito por brasileiros interessados em deixar Gaza.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista no domingo, não há uma nova lista para análise de brasileiros interessados em deixar a Faixa de Gaza para escapar dos ataques de Israel.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
O chanceler afirmou que a representação diplomática brasileira na Palestina tem o contato de brasileiros e familiares que estão registrados nos serviços consulares. Até o momento, não houve novos pedidos de repatriação.
“Vieira disse que, a partir de agora, qualquer novo nome que surgir será tratado. Ele afirmou que todas as pessoas que demonstrarem interesse serão incluídas em uma lista para serem atendidas posteriormente.”
Se houver uma nova lista de brasileiros querendo sair da região de conflito, ela terá que ser enviada para as autoridades locais. O ministro disse que vai depender de onde essas pessoas estão, como podemos entrar em contato com elas e se elas estão dispostas a sair.
Conforme apurado, além deste primeiro grupo que conseguiu deixar Gaza após 35 dias desde o início do conflito, há uma segunda lista que tem entre 40 e 50 pessoas interessadas em deixar a região.