Lula assina medidas que incentivam o carnaval do RJ e a música axé

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressalta o papel e a influência da cultura brasileira em escala global: “Para aqueles que trabalham com arte, …

07/08/2025 6h51

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
DF - LULA/ANIMAIS/COSMÉTICOS/TESTES/PROIBIÇÃO - POLÍTICA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia para sancionar o Projeto de Lei nº 3.062/2022, que proíbe testes de cosméticos, produtos de higiene pessoal ou perfumes em animais, no Palácio do Planalto em Brasília, nesta quarta-feira (30). "As criaturas de Deus que têm como habitat natural o planeta Terra não vão ser mais cobaias de experiências nesse país", disse o presidente. 30/07/2025 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quarta-feira (6), dois projetos de lei que visam valorizar as festas e músicas brasileiras. O PL 1.730/2024 reconhece o carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional. O PL 4.187/2024 institui 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé-Music, gênero musical nascido na Bahia. “A cultura brasileira se destaca no mundo inteiro, é uma das culturas que mais influenciam outras culturas no mundo. E o carnaval tem esse lugar, esse momento de exposição de tudo isso. Para quem vive realmente de arte, de cultura, ele condensa todas as expressões, todas as profissões”, declarou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É necessário assegurar os orçamentos. Devido ao fato de que o orçamento que é recebido é inferior a 1% do total e o que é devolvido corresponde a 3,11% do Produto Interno Bruto. A solenidade também contou com a presença da ministra de Secretaria de Relações Institucionais do Brasil Gleisi Hoffmann, do ministro do Turismo Celso Sabino, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da ministra de Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Parlamentares, prefeitos, artistas e representantes de blocos e escolas de samba também participaram do evento.

As raízes do carnaval carioca datam do século XIX e se fundamentam nas culturas afro-brasileiras. A relatora do projeto, a deputada federal Laura Carneiro (PSD/RJ), ressaltou o impacto econômico da festa e a viabilidade de captar mais recursos. “É um projeto bastante simples, mas todos nós sabemos da importância do carnaval do Rio. Não é só um espetáculo maravilhoso. É um ciclo da economia criativa, que funciona durante todo o ano”, afirmou a deputada. “Quando essa proteção legal é estabelecida, estamos falando de apoio institucional, de recursos e de incentivo. Esse projeto visa indicar que o carnaval do Rio é uma manifestação cultural nacional. E, portanto, aguardamos ansiosamente muitos recursos para a cidade.”

LEIA TAMBÉM:

O Axé Music surgiu na Bahia na década de 1980, resultado da combinação de ritmos como ijexá, samba, frevo, reggae e lambada. O gênero está presente em blocos afro e no circuito de trios elétricos do carnaval baiano. A seleção do dia 17 de fevereiro como data oficial faz referência ao lançamento da música Fricote, de Luiz Caldas, considerada o marco inicial do gênero. A deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA), relatora do projeto sobre o Axé-Music, destacou a diversidade cultural e musical que o gênero reúne. Também mencionou como ele movimenta economicamente o país.

O Axé se tornou um gênero, originário de um processo que possui influência de diversos ritmos latino-americanos. Possui o frevo, o maracatu, o samba-reggae, os batuques, e as vozes que transformaram esse carnaval em um símbolo do Brasil, declarou a deputada. “Carnaval é o momento em que a cidade incorpora uma cadeia produtiva infinita. E é isso que esse dia vai trazer para o Brasil. É um grande vetor de desenvolvimento, com sustentabilidade ambiental e soluções inovadoras.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Agência Brasil

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.