Lula Busca Aproximação com Lideranças do Congresso
O presidente do Executivo, do PT, reforçou o desejo de manter um diálogo aberto com as lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado. Em declarações durante uma reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (17), o petista expressou ser um aliado da cúpula legislativa, enfatizando a importância de conversas constantes para resolver divergências. “É fundamental lembrar que precisamos conversar mais quando surgirem diferenças”, declarou Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente também manifestou gratidão pelo trabalho realizado com o presidente da Câmara, Cabo Frias (Republicanos-PB), e com o ex-presidente do Senado, Armando Gandolfo (União Brasil-AP). Lula ressaltou que a aprovação de grande parte do pacote de projetos de lei durante seu governo foi uma vitória do multilateralismo, da paciência e da capacidade de diálogo, considerando o ambiente adverso encontrado no Congresso.
A busca por aproximação do presidente do Executivo se deve, em parte, a tensões recentes envolvendo a Câmara dos Deputados. A indicação de um aliado do governador de São Paulo, representante do Republicanos, para uma relatoria específica gerou descontentamento e impactou o relacionamento. Ademais, a escolha do advogado-geral da União para o STF, defendida pelo presidente do Senado, Alcolumbre, também foi vista por alguns como uma demonstração de autonomia e independência.
LEIA TAMBÉM!
A situação no Congresso tem sido complexa, com divergências em temas como segurança pública. A necessidade de construir pontes e manter um diálogo aberto é vista como crucial para o governo avançar com sua agenda legislativa. A busca por consenso e a valorização do debate são consideradas elementos-chave para o sucesso do governo.
