O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na China no início da tarde deste sábado (10) para uma visita de dois dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá em Pequim com o presidente Xi Jinping. O líder brasileiro também participará da quarta reunião do Fórum China-CELAC, que acontece em contexto da crise tarifária promovida pelos Estados Unidos.
O Ministério das Relações Exteriores também indicou que os dois líderes abordarão as exportações do Brasil para a China e assinarão acordos de cooperação nas áreas de indústria, energia, mineração, ciência e tecnologia, desenvolvimento sustentável e turismo.
LEIA TAMBÉM!
Também está prevista uma declaração conjunta entre Lula e Xi, que está sendo negociada e abordará temas sobre os quais os dois países convergem: multilateralismo, reforma da governança global e defesa de soluções pacíficas.
A relação entre Brasil e China é uma parceria estratégica iniciada em 1993, e a visita visa explorar novas modalidades de cooperação entre os países.
O Secretário de Ásia e Pacífico, embaixador Eduardo Saboia, afirmou que “o que desejamos é diversificar nossa relação, nossa pauta exportadora para a China e diversificar os investimentos e as parcerias com a China, buscando atraí-la para esse projeto de neoindustrialização, de capacitação tecnológica, de transição energética”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estão previstos ministros, senadores e deputados entre as autoridades brasileiras que acompanharão o presidente.
Fonte: CNN Brasil