O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a exclusão do Brasil do Mapa da Fome através de uma propaganda exibida durante um intervalo do “Jornal Nacional”, na TV Globo, na noite de segunda-feira (28.jul.2025). Também houve celebrações por parte de membros do governo nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), menos de 2,5% da população brasileira encontra-se em risco de subnutrição, percentual avaliado como inferior ao limite exigido para ser incluído no Mapa da Fome.
O anúncio da saída do Brasil do Mapa da Fome foi realizado durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares, em Adis Abeba, Etiópia. O resultado considera a média do triênio 2022/2023/2024, conforme dados do relatório SOFI 2025 (Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo). Segue a íntegra (PDF, em inglês – 10 MB).
LEIA TAMBÉM!
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 24 milhões de brasileiros apresentaram condição de insegurança alimentar grave até o final de 2023. Trata-se da segunda vez que o Brasil abandona o patamar da fome durante um mandato do presidente Lula, que já havia conseguido tal feito em 2014. O país voltou ao índice no período 2018/2019/2020, com a diminuição de programas sociais.
Veja o anúncio:
Brasil removido do Mapa da Fome. Uma conquista histórica, que compartilhamos com cada brasileiro e brasileira que acredita em um país melhor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula (@LulaOficial) 29 de julho de 2025
Fonte por: Poder 360
