Lula comparece a desfile de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial

O presidente foi convidado, assim como autoridades de 28 países, sendo 18 delas classificadas como autocracias.

09/05/2025 8h55

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta 6ª feira (9.mai.2025) do desfile de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial. O evento foi promovido pelo governo da Rússia, chefiado por Vladimir Putin (Rússia Unida, centro). Autoridades de 29 países foram convidadas, dos quais 18 são consideradas autocracias – governos sem liberdade democrática e com repressão à mídia e à oposição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao evento acompanhado de Janja Lula da Silva, primeira-dama. Após o desfile, os dois participaram da cerimônia de oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido.

da chegada de Lula e Janja no desfile desta sexta-feira (9.mai).

Leia também:

 

O presidente Lula está em Moscou para participar das celebrações de 80 anos do Dia da Vitória. A data comemora a vitória das tropas soviéticas e de outros países aliados sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Canais do Governo (@canalgov) 9 de maio de 2025

O desfile ocorreu na Praça Vermelha, em Moscou. O presidente brasileiro e outros convidados assistiram ao evento de uma tribuna montada em frente ao Mausoléu de Lenin, o primeiro líder da União Soviética.

A celebração da vitória soviética contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial iniciou-se com a marcha da guarda de honra, que transportou a bandeira da Rússia e a bandeira soviética elevada pelo Exército Vermelho no prédio do Reichstag – centro de comando do nazismo – ao chegar em Berlim (Alemanha), em 2 de maio de 1945.

Putin declarou que a Rússia permanecerá um impedimento intransponível ao nazismo, à russofobia e ao antissemitismo, e se oporá à violência propagada por seus defensores.

Sobre a Ucrânia, o presidente russo afirmou: “A verdade e a justiça estão do nosso lado. Toda a Rússia, nossa sociedade e todo o povo apoiam os participantes da operação militar especial [como a Rússia chama a guerra]. Temos orgulho de sua coragem e espírito, e da determinação inabalável que sempre nos trouxe a vitória”.

Seguiu-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito.

Mais de 10.000 militares desfilaram com equipamentos e veículos militares. Soldados de países aliados da URSS no conflito também participaram do evento.

O presidente russo e seus convidados visitaram o Jardim de Alexandre, onde depositaram flores em memória dos soldados falecidos em batalha no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Após o evento, as autoridades foram recebidas por Putin para um almoço e conversas diplomáticas no Palácio do Kremlin, sede do governo russo.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.