Lula comparece a desfile de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial
O presidente foi convidado, assim como autoridades de 28 países, sendo 18 delas classificadas como autocracias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta 6ª feira (9.mai.2025) do desfile de 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial. O evento foi promovido pelo governo da Rússia, chefiado por Vladimir Putin (Rússia Unida, centro). Autoridades de 29 países foram convidadas, dos quais 18 são consideradas autocracias – governos sem liberdade democrática e com repressão à mídia e à oposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao evento acompanhado de Janja Lula da Silva, primeira-dama. Após o desfile, os dois participaram da cerimônia de oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido.
da chegada de Lula e Janja no desfile desta sexta-feira (9.mai).
Leia também:

Instituto aponta aumento de 55% no desmatamento da Amazônia em abril

A deputada Gleisi acompanha atividades da organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Lula participará de um jantar oferecido por Putin um dia antes da celebração do Dia da Vitória
O presidente Lula está em Moscou para participar das celebrações de 80 anos do Dia da Vitória. A data comemora a vitória das tropas soviéticas e de outros países aliados sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Canais do Governo (@canalgov) 9 de maio de 2025
O desfile ocorreu na Praça Vermelha, em Moscou. O presidente brasileiro e outros convidados assistiram ao evento de uma tribuna montada em frente ao Mausoléu de Lenin, o primeiro líder da União Soviética.
A celebração da vitória soviética contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial iniciou-se com a marcha da guarda de honra, que transportou a bandeira da Rússia e a bandeira soviética elevada pelo Exército Vermelho no prédio do Reichstag – centro de comando do nazismo – ao chegar em Berlim (Alemanha), em 2 de maio de 1945.
Putin declarou que a Rússia permanecerá um impedimento intransponível ao nazismo, à russofobia e ao antissemitismo, e se oporá à violência propagada por seus defensores.
Sobre a Ucrânia, o presidente russo afirmou: “A verdade e a justiça estão do nosso lado. Toda a Rússia, nossa sociedade e todo o povo apoiam os participantes da operação militar especial [como a Rússia chama a guerra]. Temos orgulho de sua coragem e espírito, e da determinação inabalável que sempre nos trouxe a vitória”.
Seguiu-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito.
Mais de 10.000 militares desfilaram com equipamentos e veículos militares. Soldados de países aliados da URSS no conflito também participaram do evento.
O presidente russo e seus convidados visitaram o Jardim de Alexandre, onde depositaram flores em memória dos soldados falecidos em batalha no Túmulo do Soldado Desconhecido.
Após o evento, as autoridades foram recebidas por Putin para um almoço e conversas diplomáticas no Palácio do Kremlin, sede do governo russo.
Fonte: Poder 360