Política

Lula decidiu indicar Dino para o STF e Gonet para a PGR, segundo fontes


Lula decidiu indicar Dino para o STF e Gonet para a PGR, segundo fontes
(Foto Reprodução da Internet)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu escolher o ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

De acordo com informações, o anúncio deve ocorrer nas próximas horas, antes de Lula embarcar para o Oriente Médio. Lula convocou Dino para uma reunião nesta manhã, um encontro que não estava programado na agenda.

Conforme já noticiado na última sexta-feira (24), Lula tinha indicado a aliados que Dino era a escolha ideal para ocupar a cadeira.

O presidente também oficializou a indicação do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para liderar a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Gonet conta com o apoio e a simpatia de deputados, senadores, ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal, incluindo Gilmar Mendes, com quem foi sócio, além de Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

Entretanto, o nome de Flávio Dino para o STF enfrenta resistência, inclusive de parlamentares que são aliados.

Para assumirem os cargos, os nomes de Dino e Gonet precisam passar por sabatina e análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Posteriormente, a aprovação deve ocorrer no plenário.

No final de outubro, o Senado rejeitou uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal. Essa rejeição, considerada a primeira na história da Defensoria Pública da União, foi interpretada como um sinal ao Planalto.


🔥 Recomendado para voçê 🔥