O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (13.jun.2025) um investimento de US$ 5 milhões no CDB (Banco de Desenvolvimento do Caribe). Em seu discurso de abertura na Cúpula Brasil-Caribe, em Brasília, solicitou à ONU (Organização das Nações Unidas) uma maior atenção à segurança do Haiti.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco de Desenvolvimento do Caribe também é um parceiro fundamental nessa iniciativa. Tenho a satisfação de anunciar que o Brasil fará aporte de 5 milhões de dólares ao Fundo Especial de Desenvolvimento do CDB. Esses recursos atenderão os países mais vulneráveis da região, disse Lula.
Em janeiro de 2025, a OIM, agência da ONU, comunicou que o total de deslocados internos no Haiti excedeu 1 milhão de pessoas. Esse número, um recorde no país, representou um triplo em relação aos 315 mil registrados em dezembro de 2023.
LEIA TAMBÉM!
O aumento se devia primordialmente à violência de grupos criminosos na capital Porto Príncipe, conforme apontava o relatório. A situação se intensificava com o fracasso da assistência médica e de outros serviços fundamentais.
Segundo a OIM, com sede em Genebra, 1,041 milhão de pessoas “foram obrigadas a deixar suas casas, muitas delas mais de uma vez”. Mais de metade dos deslocados são crianças.
Lula enfatizou a questão da segurança no país, solicitando que a ONU financie parte da missão de segurança no Haiti ou que esta seja convertida em uma operação de paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil defende que a ONU assuma uma parcela do financiamento da missão multinacional de segurança ou a transforme em operação de paz. A Polícia Federal brasileira iniciará, nos próximos meses, o treinamento que capacitará 400 integrantes da polícia nacional haitiana.
Para o petista, “assegurar a situação de segurança é fundamental para que se possa dar o próximo passo do processo político e realizar eleições presidenciais. Estamos à disposição para cooperar na organização do pleito”.
Fonte por: Poder 360