Lula e Boric se juntam a milhares de uruguaios no funeral de Mujica
O sentimento se intensificou no grandioso Salão dos Passos Perdidos do Parlamento após o horário do almoço, com a presença dos presidentes.

O presidente Luiz Inácio Lula (PT) e o presidente chileno, Gabriel Boric, se despediram do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, no Palácio Legislativo de Montevidéu, onde passaram por dois dias dezenas de milhares de uruguaios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mujica faleceu na terça-feira, aos 89 anos, em sua humilde propriedade nos arredores da capital, acompanhado de sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky. Foi na mesma casa onde residiram durante o governo do ex-guerrilheiro (2010-2015) e onde foram depositadas suas cinzas.
A emoção, já presente no imponente Salão dos Passos Perdidos do Parlamento, onde o político está sendo velado, intensificou-se após a chegada de Boric, primeiro, e Lula pouco depois.
LEIA TAMBÉM:
● A Defesa Civil de Gaza informa que 50 pessoas morreram em ataques israelenses na quinta-feira
● Petro chama à ação após rejeição do Senado colombiano a plebiscito sobre reforma trabalhista
● Nova regra complica obtenção de cidadania na Itália
Os presidentes cumprimentaram o homóuruguaio, Yamandú Orsi, e Topolansky, antes de se aproximarem do caixão em silêncio. Em seguida, sentaram-se em um local reservado para personalidades políticas e familiares de Mujica.
Luiz Inácio Lula e Gabriel Boric, aliados da esquerda latino-americana, que participavam de Pequim do Fórum Ministerial China-Celac, ficaram sabendo da morte do ex-presidente do Uruguai.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um vazio excessivo.
Desde a manhã, pelo segundo dia, milhares de uruguaios formaram longas filas a caminho da capela ardente. Diversos, com flores nas mãos e bandeiras nos ombros, manifestavam seu luto por Mujica.
“Não estou partindo, estou chegando”, anunciava na esplanada do Parlamento uma bandeira gigante do Movimento de Participação Popular (MPP), partido de Mujica e a esquerda mais votada no país, de 3,4 milhões de habitantes.
Próximo ao local, barracas ofereciam choripán, bebidas, bandeiras de esquerda e chaveiros com a imagem de “Pepe”.
“Ele foi um líder, um caudilho, com uma maneira de viver que não é comum na política”, declarou à AFP o aposentado Roberto Pérez, emocionado.
Sua personalidade nos deixou um legado aqui e em nível mundial, deixando um vazio muito grande.
Referência e legado: duas palavras que se repetem para definir Mujica, reconhecido mundialmente por seu estilo de vida simples, sua comunicação direta e sua crítica ao consumismo.
Para Aurea Nascimento, Mujica era digno de admiração, uma vez que ela se aproximou da capela ardente com uma flor na mão.
Não se tratava de um político comum, era um filósofo, um humanista, oferecia valores que são universais e distintos dos que se observam em pessoas com poder.
A cerimônia de velório ocorrerá hoje, quinta-feira, como último dia.
A saída foi confirmada.
A partir da publicação no X pelo atual presidente Orsi, com o apoio de Mujica, o país iniciou um processo de despedida previamente comunicado.
O antigo líder enfrentava o estágio final de câncer de esôfago, detectado há um ano. A expectativa de “Pepe” e seus familiares era que atingisse os 90 anos, em 20 de maio.
Enquanto presidente, Mujica se destacou por desafiar os padrões estabelecidos por seus antecessores.
Sua comunicação direta, de estilo simples e sem formalidades, contribuiu para a implementação de reformas e decisões que se destacaram ao longo de sua presidência neste país latino-americano.
O mais inovador foi o estímulo à legalização da maconha com um modelo inédito que permitiu ao Estado gerir a cannabis desde a produção até a comercialização.
Também tomou outras decisões polêmicas, como receber presos de Guantãnamo, a pedido dos Estados Unidos, e refugiados sírios.
Essa postura o levou, em sua juventude, a ser um dos líderes da guerrilha urbana Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros (MLN-T) e a enfrentar, durante a ditadura, 13 anos de prisão sob condições desumanas.
Fonte: Carta Capital